Filipa Jesus

08 de 06 de 2021, 18:23

Cultura

Os Diálogos de freguesias em que os vivos se tornam fantasmas

O espetáculo da segunda edição do projeto “Diálogos” já tem estreia marcada para dia 10 de junho, em Calde. A inspiração é o Rio Vouga

exposição Diálogos Nicho associação cultural

A Nicho Associação Cultural vai apresentar, entre 10 e 13 de junho, o espetáculo “Assim os vivos também se tornam fantasmas”, produto final da segunda edição de “Diálogos”, um programa de residências de criação artística desenvolvidas, no último ano, em três freguesias do concelho de Viseu – Calde, Nogueira de Côta e Ribafeita. O projeto da autoria de Leonor Barata e de Vítor Freitas vai visitar as três freguesias, concluindo o seu roteiro de apresentações em Viseu.

Se na edição anterior a ideia passava por entrevistar a pessoa mais antiga da freguesia, nesta edição prende-se ao Rio Vouga. “Este ano, a inspiração é o rio, sendo que Côta, Calde e Ribafeita são as três freguesias das margens do Rio Vouga, no norte do concelho”, adiantou Graeme Pulleyn, coordenador artístico do projeto.

Começou também por dizer que a exposição que preenche a incubadora do centro histórico “marca a fronteira entre os Diálogos 2020 e os Diálogos 2021”. Falou-nos de um projeto que tenta criar uma ligação “entre a cidade e o campo, entre o centro do concelho e a periferia, entre diferentes gerações de artistas, onde “em cada momento dos Diálogos um par de artistas faz uma residência numa das freguesias”.

Com o apoio do programa Viseu Cultura, pelo segundo ano consecutivo, “estamos a apostar num projeto de continuidade que visa o desenvolvimento de atividades de criação artística nas freguesias. Não é levar espetáculos às freguesias, mas é os artistas beberem da fonte das freguesias”, defendeu o coordenador.

A presidente da Câmara Municipal de Viseu, Conceição Azevedo, também marcou presença na apresentação do programa da 2.ª edição do projeto. “Tem, de facto, a mais valia de envolver as pessoas destas freguesias e também as coletividades como é o caso do Grupo Etnográfico de Várzea de Calde, do grupo Contró-Bombo de Côta e a Banda Filarmónica de Ribafeita”, assinalou a autarca, frisando que “o objetivo é valorizar este património oral e também material através destas histórias e memórias ligadas ao Rio Vouga que banha essas três freguesias”.

De Diálogos em Diálogos há estreia marcada para dia 10 de junho em Calde, seguindo para Nogueira de Côta a 11 de junho, para Ribafeita a 12 de junho e, por último, para Viseu, a 13 de junho.