Geral

27 de 09 de 2021, 11:49

Cultura

Retomada edição de caderno dedicado ao concelho de Tondela

Cadernos de cultura Dom Jaime lançaram recentemente o seu sétimo número

apresentação dom jaime

A Biblioteca Municipal de Tondela recebeu recentemente a sessão de lançamento do sétimo número dos cadernos de cultura Dom Jaime, editados pelo Centro de Estudos Tomaz Ribeiro.

A apresentação decorreu no passado dia 15 de setembro. Na sessão, o vereador da Cultura na Câmara, Miguel Torres, salientou a importância dos cadernos “como espaço de afirmação da cultura que se vive e estuda no nosso território”.

A edição foi retomada após 12 anos de interregno, tendo sido coordenada pelo investigador Hélder Abraços.

Segundo adianta um comunicado, a nova edição do caderno Dom Jaime reúne mais de uma dezena de artigos dedicados ao concelho e às terras de Tondela com textos sobre Francisco Pacheco Mascarenhas, “um herói da Guerra da Restauração de Santiago de Besteiros”, além das cartas de Branca de Gonta Colaço sobre Tomaz Ribeiro e Camilo Castelo Branco, da relação entre Tomaz Ribeiro e José da Silva Figueira e de Evelyn Ruffer, uma irlandesa que viveu em Parada de Gonta.

No caderno, também constam textos sobre a semiótica na representação azulejar em Tondela, a figura de Alexandre Castro Coelho, que se dedicou à imprensa, ao teatro e ao concelho e também os 100 anos do nascimento de Abel Lacerda e o 110.º aniversário do nascimento de Rodrigo de Mello, entre outros temas.

O diretor da publicação, José Valle de Figueiredo, agradeceu “a todos quantos nos acompanharam estes tempos que passaram, a todos quantos não desistiram de nós e sempre nos animaram” durante o tempo de publicação dos cadernos.

A publicação está disponível para venda na Biblioteca Municipal Tomaz Ribeiro e no Museu Municipal Terras de Besteiros.