Geral

07 de 06 de 2021, 14:48

Cultura

Teatro Viriato recebe o "último espetáculo" antes do fim da democracia

“Cordyceps” sobe ao palco na noite desta quarta-feira

cordyceps teatro viriato

O Teatro Viriato, em Viseu, recebe quarta-feira (9 de junho) o espetáculo “Cordyceps”, que reflete sobre o fim da democracia, às 21h00.

O espetáculo passa-se durante o último dia da democracia, num tempo em que “um fungo ideológico tomou conta da humanidade e controla agora o seu pensamento e o seu livre-arbítrio”, entrando assim num mundo onde as liberdades individuais são colocadas em causa.

“Depois de instaurada uma nova ordem mundial, já não resta nenhum país onde este sistema subsista. Com a sua extinção desaparece também o acesso à cultura, à literatura e a qualquer forma de expressão e pensamento livre. Por consequência, este é o último espetáculo que fazemos”, referem Eduardo Molina, João Pedro Leal e Marco Mendonça.

Os criadores do espetáculo propõem, por isso, o último espetáculo que simbolize “a despedida de um lugar ao qual nunca regressaremos, onde a política e a ficção, o futuro e o agora, dão origem ao protótipo de uma sociedade distópica”.

“Assim sendo, o tempo terá de ser muito bem aproveitado. Dispomos apenas de uma hora e meia sem intervalo e não nos passa pela cabeça dramatizar sobre o desfecho trágico e inevitável do qual todos faremos parte. Queremos que esta seja uma ocasião feliz, como a despedida de uma casa à qual nunca regressaremos”, explicam.

Em “Cordyceps”, os artistas propõem “trazer para o contexto teatral a discussão sobre a liberdade e as suas variáveis, explorando a cena como lugar totalitário, eminentemente estéril em pensamento, autonomia e expressão”.

Os bilhetes podem ser adquiridos na bilheteira física do Teatro Viriato ou através da plataforma BOL – Bilheteira Online.