Geral

16 de 04 de 2021, 14:46

Cultura

Viseu organiza prémio que visa distinguir trabalhos de história medieval

Candidaturas para o Prémio A. de Almeida Fernandes podem ser entregues até 31 de julho

livro medieval

Já estão abertas as candidaturas para o Prémio A. de Almeida Fernandes, que regressa este ano e será organizado pelas câmaras de Viseu e Ponte de Lima. A iniciativa visa reconhecer e incentivar estudos de investigação dedicados à história medieval portuguesa.

Segundo refere em comunicado a Câmara de Viseu, as candidaturas podem ser enviadas até 31 de julho. A iniciativa, que decorre no âmbito de um protocolo estabelecido entre os municípios de Viseu e Ponte de Lima, tem como principal objetivo reconhecer e incentivar os estudos de investigação na história medieval portuguesa entre o século VIII e o final do século XIV.

O prémio pretende dar homenagem ao professor e investigador Armando de Almeida Fernandes, natural de Lamego que nasceu em 1917 e morreu em 2002. Foi autor de uma notável obra histórica nesta matéria que “permitiu descobrir, compreender, preservar e valorizar as origens e identidade de vários concelhos do país, inclusive de Viseu”, segundo recorda a Câmara.

As candidaturas, que devem ser enviadas em formato eletrónico para o endereço de e-mail biblioteca@cmviseu.pt, podem incluir trabalhos editados nos dois anos anteriores e obras originais não-publicadas, de um autor ou do resultado da parceria entre autores de qualquer nacionalidade, desde que seja acompanhadas da versão em português ou espanhol.

Os estudos serão avaliados por um júri de três elementos que farão a apreciação dos trabalhos concorrentes. O autor galardoado com o Prémio receberá um prémio de 2.500 euros. O Prémio A. de Almeida Fernandes será organizado este ano pela Câmara de Viseu, no âmbito de um protocolo assinado com a autarquia de Ponte de Lima por quatro anos.