Geral

06 de 05 de 2022, 09:30

Cultura

Vouzela: festival de fotografia de natureza a partir desta sexta-feira

Fotógrafos nacionais e internacionais vão marcar presença em mais um Festival de Imagem de Natureza, que decorre este fim de semana em vários locais do concelho

insitu 2 Antonio Caño

Fotógrafo: D.R./Antonio Caño

Fotógrafos nacionais e internacionais vão marcar presença em mais um Festival de Imagem de Natureza, que decorre este fim de semana (6, 7 e 8 de maio) em Vouzela.

O evento vai apresentar trabalhos de 11 fotógrafos, dos quais dois espanhóis, e premiar os melhores trabalhos de fotografia da natureza. O festival, agora intitulado de “Insitu”, vai contar também com várias exposições, workshops e outras apresentações.

Em declarações ao Jornal do Centro, o presidente da Câmara de Vouzela, Rui Ladeira, lembra que o evento, que já vai na sua 11.ª edição, “é uma grande referência da especialidade não só da natureza, mas também da fotografia”. “Este ‘Insitu’ atrai muitos apaixonados que vêm de todos os pontos do país, nas largas centenas, durante este fim de semana”, diz.

O autarca acrescenta que os visitantes vão poder “desfrutar dos melhores trabalhos que se fazem em Portugal e no mundo porque muitos deles trabalham fora de portas”. “Uns são profissionais e outros são só amantes da fotografia e, portanto, é algo que já está muito consolidado neste nicho muito relevante”, frisa.

O autarca adianta ainda que vão ser atribuídos vários prémios, entre eles o Generg Fotógrafo do Ano, cuja cerimónia de entrega decorrerá esta noite de sexta-feira (dia 6), “em que são atribuídos prémios por várias categorias aos fotógrafos que concorreram”.

“Estamos a falar de aproximadamente 100 fotógrafos que se inscreveram com várias fotografias. Há um júri, uma comissão organizadora e outros parceiros que fazem a avaliação e os prémios também têm uma parte monetária, com 5.000 euros a distribuir entre todos os fotógrafos premiados. Depois, entre eles, vai emergir o fotógrafo do ano”, referiu Rui Ladeira.

A edição deste ano, anuncia, conta com a participação de 11 fotógrafos, dos quais nove portugueses (José Fragozo, Carlos Rio, João Ferreira, Cláudia Costa, Luís Ferreira, Daniel Pinheiro, Luís Pinheiro, Nuno Vasco Rodrigues e Luís Afonso) e dois espanhóis (Egoitz Icaza e Antonio Caño).

Além das palestras que os fotógrafos que participam nesta edição vão promover, no Cineteatro João Ribeiro, o programa também conta com várias exposições em diversos locais de Vouzela, incluindo “Vouga-Caramulo” da autoria de Pedro Souto e Melo, patente na Alameda D. Duarte de Almeida, “Savana” de José Fragoso, na Sala Binaural, e “A Clareira” de Carlos Rio, no Auditório 25 de Abril.

O evento regressa após uma paragem de um ano. O anterior festival deixou de ser realizado depois de o diretor artístico e a restante equipa organizadora ter abandonado o projeto, que antes era intitulado de “Cinclus”, em agosto do ano passado. Agora, o evento renasce com o nome “Insitu”.