Geral

09 de 06 de 2023, 12:53

Desporto

É oficial: Viseu vai ser cidade europeia do desporto em 2024

Confirmação já chegou ao município. A cerimónia oficial de anúncio deverá ser no final do ano, em Bruxelas.

Viseu cidade europeia desporto

Fotógrafo: Jornal do Centro

É oficial. Viseu vai ser cidade europeia do desporto em 2024. A Câmara de Viseu já recebeu o ofício que confirma que a candidatura foi aceite. A cerimónia oficial de anúncio deverá ser no final do ano em Bruxelas.

A novidade foi dada pelo presidente da Câmara de Viseu, Fernando Ruas, no final da reunião do executivo, esta sexta-feira, 9 de junho. O autarca frisou que "esta candidatura é uma oportunidade única para Viseu, a melhor cidade para viver, continuar a fazer do desporto e da atividade física um dos maiores trunfos e bandeiras".

Recorde-se que os observadores internacionais da Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto estiveram em Viseu na semana passada. Foi a 30 de maio, terça-feira, que a cidade de Viriato se "vestiu" de cidade olímpica apresentando em várias artérias da cidade diversas modalidades praticadas no concelho. Nessa atividade reuniram-se 200 participantes, 150 jovens e 50 adultos que representaram 37 clubes.

Esta foi uma iniciativa que deu impulso à candidatura que Viseu apresentou em agosto do ano passado para ser Cidade Europeia do Desporto em 2024.

No final dessa manhã, o presidente da Associação Portuguesa das Cidades Europeias do Desporto, Nuno Santos clarificou que a vinda a Viseu serviu "para avaliar a candidatura de Viseu a cidade europeia do desporto". O responsável confessou-se "surpreendido pela mobilização das pessoas e com a vontade que o município teve com os clubes de nos demonstrar que é uma cidade do desporto".