Geral

19 de 10 de 2023, 15:33

Diário

Águas do Planalto distinguida pela qualidade exemplar da água

Prémio é entregue pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos. Empresa serve os concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela. Este é o sétimo ano consecutivo em que a operadora privada recebe tal distinção

barragem do paul águas planalto

Fotógrafo: D.R.

A empresa Águas do Planalto, que gere o abastecimento de água no sul do distrito de Viseu (concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão e Tondela), foi novamente reconhecida com o selo de qualidade exemplar pela Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos (ERSAR).

Este é o sétimo ano consecutivo em que a operadora privada recebe tal distinção, já que também foi reconhecida nos anos de 2017, 2018, 2019, 2020, 2021 e 2022.

Em comunicado, a Águas do Planalto refere que a “excelência” do desempenho alcançado em 2022 “revalida a distinção conquistada nos últimos anos pela concessão” do grupo Aquapor.

“Sem dúvida, um prémio que nos diz muito, a nós no Grupo Aquapor, mas também a todos os nossos clientes. Uma distinção que comprova a elevada qualidade da água que levamos até às suas casas, às suas empresas. É o reconhecimento do serviço de excelência que prestamos à população”, diz António Cunha, CEO da Aquapor.

O gestor acrescenta que a Águas do Planalto serve mais de 67 mil pessoas nos concelhos de Carregal do Sal, Mortágua, Santa Comba Dão, Tábua e Tondela. Esta é também uma das zonas onde mais se cobra pela água em todo o distrito de Viseu.

Além da Águas do Planalto, o Grupo Aquapor conta com outras sete distinções nesta edição dos Prémios da ERSAR, nesta mesma categoria, através das entidades Águas de Cascais, Águas de Gondomar, Águas de Vila Real de Santo António, Águas do Lena, Águas da Figueira, Águas da Azambuja e Águas da Teja.

Para a atribuição do “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano”, a ERSAR realizou uma avaliação quantitativa a 227 entidades gestoras reguladas, tendo como base os indicadores e dados provenientes do ciclo de regulação do controlo de qualidade da água.

A entidade regulatória também fez uma outra avaliação qualitativa, tendo em conta aspetos relacionados com a governança, cumprimento das obrigações legais, conduta perante o regulador e ocorrências significativas com impacto na prestação do serviço.

Entre as entidades premiadas este ano, também estão as Câmaras de Armamar, Nelas, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira.

A entrega dos prémios será feita no Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento - ENEG 2023 em Gondomar, no dia 27 de novembro, pelas 18h00.

A ERSAR atribui o “Selo da qualidade exemplar de água para consumo humano” às entidades gestoras que se destacam pelo bom desempenho na prestação de serviço de abastecimento público de água em baixa, destinada ao consumidor final.