Geral

21 de 09 de 2023, 16:14

Diário

Aldeias do distrito de Viseu vão estar este fim de semana no Porto

Várzea de Calde (Viseu), Oliveira do Conde (Carregal do Sal) e Fataunços (Vouzela) vão participar na Festa do Outono, organizada pela Fundação de Serralves e que junta várias atividades gratuitas de promoção das aldeias portuguesas

aldeias de portugal

Fotógrafo: ATA/Contos de Luz

As Aldeias de Portugal, cuja rede integra várias localidades do distrito de Viseu, vão estar na Fundação de Serralves, no Porto. A instituição organiza este fim de semana (23 e 24 de setembro) a Festa do Outono, com atividades gratuitas.

No sábado, o programa irá dar destaque ao trabalho do linho desenvolvido na aldeia da Várzea de Calde, em Viseu, e à exploração do granito de Oliveira do Conde, em Carregal do Sal, entre outras tradições.

Para domingo, está confirmada uma mostra da "doçaria da feira" típica de Fataunços, no concelho de Vouzela, além de várias outras atividades envolvendo aldeias de todo o país.

O programa é coordenado pela Associação do Turismo de Aldeia (ATA), cuja presidente, Teresa Pouzada, adianta que as Aldeias de Portugal vão “dinamizar um espaço muito interessante, com fotografias das aldeias, painéis interativos com informação sobre o seu património e história, e demonstrações ao vivo de ofícios, gastronomia, tradições e artesanato”.

A rede vai oferecer aos milhares de visitantes esperados em Serralves uma série de postais sobre o património das povoações integradas, mostrando fotografias de alguns dos aspetos mais pitorescos das aldeias, utilizando um formato de correspondência que é “raramente utilizado na atualidade, dado o predomínio de telemóveis e outras tecnologias como meio de partilhar a descoberta de novos locais”.

Teresa Pouzada diz que o postal tem "o encanto próprio de envolver um suporte físico palpável e permite conhecer algo tão revelador da personalidade do remetente quanto a sua caligrafia".

A encerrar a passagem pela Festa do Outono, estarão duas iniciativas relacionadas com uma tradição que a UNESCO reconheceu em 2019 como Património Cultural Imaterial da Humanidade: os caretos de Podence e as máscaras do Entrudo Chocalheiro na aldeia de Macedo de Cavaleiros.

A iniciativa em Serralves encerrará com uma "chocalhada", que é o ritual pagão com que essas figuras de traje colorido saltam e dançam pelas ruas de Podence para expurgar os males da comunidade, purificar a aldeia e apelar à fertilidade na altura do Carnaval.