Geral

27 de 03 de 2024, 12:56

Diário

Armadilhas protegem abelhas da vespa asiática em Lamego

Mais de 100 armadilhas estão a ser instaladas no concelho. Objetivo é salvaguardar o ecossistema local

armadilhas vespa asiática créditos câmara de lamego

Mais de 100 armadilhas estão a ser instaladas no concelho de Lamego, para combater a vespa asiática e proteger as abelhas europeias que, muitas vezes, são atacadas pela praga.

O objetivo é salvaguardar o ecossistema local, proteger recursos naturais e garantir o aparecimento de novos ninhos de abelhas. O plano coincide com o início da atividade da vespa asiática, que é considerada espécie invasora e predadora da abelha europeia.

“Com a subida da temperatura, as vespas fundadoras emergem da hibernação, representando uma ameaça à biodiversidade. O objetivo primordial é capturá-las antes que formem os ninhos primários, controlando assim a sua proliferação”, explica a Câmara de Lamego, que está a instalar as armadilhas com as juntas de freguesia do concelho.

A medida está a ser avaliada pela Proteção Civil municipal, permitindo “uma avaliação pormenorizada das áreas mais críticas à presença da vespa asiática”.

As armadilhas, que estão identificadas, foram compradas no âmbito do projeto Gesvespa Douro, da Comunidade Intermunicipal do Douro.