Geral

06 de 05 de 2024, 16:28

Diário

Arrendar casa em Viseu ficou mais caro no mês de abril

Preços aumentaram 3,5 por cento na cidade de Viseu e 1,7% no distrito, segundo dados do site Idealista

Casas apartementos vendas imoveis

Fotógrafo: Igor Ferreira

O preço das casas para arrendar na cidade de Viseu aumentou 3,5 por cento no passado mês de abril. Segundo o site imobiliário Idealista, o arrendamento na capital do distrito passou a custar 7,8 euros por metro quadrado (m2).

Viseu está entre as cidades do país onde os preços mais subiram em abril face ao mês anterior (março). À frente estão as cidades de Faro (8,3%), Évora (5,4%), Aveiro (5,3%) e Setúbal (3,6%).

Atrás de Viseu estão Coimbra (2,9%), Funchal (2,6%), Porto (1,5%), Viana do Castelo (1,4%) e Braga (0,7%). Nas cidades de Lisboa e Leiria, os preços mantiveram-se estáveis com uma subida de apenas 0,4%.

Já no distrito de Viseu, os preços aumentaram 1,7% em abril para os 7,2 euros por metro quadrado. No primeiro trimestre deste ano, os preços em Viseu tinham descido 4,1%. A nível nacional, só houve um distrito onde os preços baixaram em abril: Beja (-2,5%).

Quanto às regiões, a Área Metropolitana de Lisboa, com 19,1 euros/m2, é a região mais cara, seguida pelo Norte (13,9 euros/m2), Região Autónoma da Madeira (13,7 euros/m2) e Algarve (13,6 euros/m2). Do lado oposto da tabela encontram-se a Região Autónoma dos Açores (9,2 euros/m2), o Centro (9,3 euros/m2) e o Alentejo (10,2 euros/m2), que são as regiões mais baratas.

Segundo o Idealista, os preços de arrendamento em todo o país subiram 1,7% em abril face ao mês anterior, com um custo médio de 16,1 euros/m2. Esta foi a primeira subida após dois meses onde os preços se mantiveram estáveis.

O Idealista analisou os preços de oferta (com base nos metros quadrados construídos) publicados pelos anunciantes do site e eliminou do estudo anúncios atípicos e com preços fora de mercado.

“Incluímos ainda a tipologia ‘moradias unifamiliares’ e descartamos todos os anúncios que se encontram na nossa base de dados e que estão há algum tempo sem qualquer tipo de interação pelos utilizadores. O resultado final é obtido através da mediana de todos os anúncios válidos de cada mercado”, acrescentou o site.