Geral

10 de 01 de 2023, 16:25

Diário

Auditórios e cineteatros recebem apoio para instalar novos equipamentos

Dez espaços culturais da região de Viseu vão receber dinheiro do Plano de Recuperação e Resiliência com vista à instalação de sistemas de vídeo, imagem e projeção de cinema

cineteatro jaime gralheiro spsul

Fotógrafo: D.R./Câmara de São Pedro do Sul

Dez auditórios e cineteatros da região de Viseu vão receber 1,5 milhões de euros do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) para instalar novos equipamentos de vídeo, imagem e projeção de cinema.

Os apoios abrangem o Teatro Viriato, em Viseu, o Auditório Municipal de Aguiar da Beira, o Centro Cultural de Carregal do Sal, o Cineteatro Municipal de Nelas, o Cineteatro Dr. Morgado, em Oliveira de Frades, o Cine Fórum de Penedono, o Casa da Cultura de Santa Comba Dão, o Cineteatro Jaime Gralheiro, em São Pedro do Sul, o Auditório Municipal de Sernancelhe, o Cineteatro João Ribeiro, em Vouzela.

Cada equipamento vai receber 150 mil euros, dos quais 50 mil para instalar projetores de cinema e 100 mil para sistemas de vídeo e imagem. Os apoios são comparticipados na totalidade.

A verba é dada no âmbito da medida “Modernização da infraestrutura tecnológica da rede de equipamentos culturais”. Segundo o Gabinete de Estratégia, Planeamento e Avaliação Culturais (GEPAC) do Ministério da Cultura, o apoio tem como objetivo ajudar na melhoria das condições tecnológicas dos espaços culturais e promover a transição digital.

A medida visa também “melhorar a experiência cultural e aumentar a procura de atividades culturais e alcançar novas audiências, especialmente as novas gerações” além de “incrementar a sofisticação tecnológica e a qualidade da obra digital, melhorando a experiência do público e assegurando a preservação futura de obras de arte e de património cultural”, acrescenta o GEPAC.

“A resiliência do setor deverá ser reforçada mediante a promoção de novos modelos de negócio, como a subscrição e a transmissão em contínuo; e o apoio às atividades em áreas culturais com uma forte componente tecnológica, como a produção de filmes em 3D”, realça a mesma entidade.