Geral

25 de 10 de 2022, 16:20

Diário

Bairro Feliz financia 14 ideias no distrito de Viseu, 10 vão ajudar bombeiros

Donativos foram entregues no último fim de semana

bairro feliz pingo doce

Fotógrafo: D.R.

Um detetor de gás para ajudar os bombeiros, uma biblioteca ambulante ou viagens de estudo para crianças são algumas das ideias que vão ser apoiadas no distrito de Viseu, pelo programa Bairro Feliz, iniciativa dos supermercados Pingo Doce.

Nos últimos meses, 28 projetos estiveram em votação, em 14 lojas da região. A maioria das ideias vencedoras, 10, é de ajuda a corporações de bombeiros. A entrega dos donativos aos vencedores decorreu no passado sábado nas lojas que receberam esta iniciativa.

Em Santa Comba Dão, a ideia mais votada é da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Santa Comba Dão e vai permitir adquirir equipamentos para controlo de hemorragias graves, nomeadamente torniquetes e cintos pélvicos. A proposta permite ainda que a corporação ministre formação a mais equipas.

Em Carregal do Sal, a ideia “Ajudar a Salvar” os bombeiros locais foi a que reuniu mais votos e pretende adquirir um equipamento elétrico de salvação, de modo a reduzir o tempo necessário para desencarcerar uma vítima de acidente de viação.

No concelho de Nelas, os Bombeiros Voluntários também vão ser financiados para a compra de um aparelho respiratório isolante de circuito aberto, um equipamento essencial para a sobrevivência de um bombeiro numa situação de salvamento em incêndios que tenham atmosferas potencialmente tóxicas, com baixo teor de oxigénio.

Em Tondela, mais uma ideia que vai ajudar os “soldados da paz”, através da aquisição de uma maca de resgate.

As corporações dos Voluntários de Mangualde, Oliveira de Frades, Resende, Sátão e Viseu também saíram vencedoras e vão poder adquirir diverso material de proteção individual para combate a incêndios.

Já em São Pedro do Sul, a Associação Humanitária de Bombeiros Voluntários de São Pedro do Sul vai adquirir um detetor de gás que servirá para, em causa de fuga, detetar qual o tipo de gás que a originou.

A Santa Casa da Misericórdia de Tarouca foi outra das contempladas, a ideia apresentava vai permitir adquirir material informático para utilização dos utentes.

Em Lamego, a Associação Recreativa de Fafel - Rancho Regional de Fafel com este apoio vai comprar uma concertina. Já no concelho de Viseu, a Associação Mover Viseu venceu com um projeto de visitas de estudo para crianças e a Associação de Pais das Escolas de Vila Nova do Campo e Campo vai poder avançar com uma biblioteca ambulante de acesso a todos.

O objetivo do projeto Bairro Feliz, que vai na segunda edição, é apoiar propostas que possam ajudar a melhorar bairros e comunidades, sendo que as áreas de abrangência são saúde, bem-estar e desporto, apoio social e cidadania, cultura e património, turismo e lazer, educação e ambiente e causa animal. A votação foi feita pelos clientes que, por cada 10 euros em compras, recebiam uma “Moeda Bairro Feliz”, num máximo de três moedas por compra.