Geral

07 de 07 de 2023, 12:09

Diário

Barragens de Viseu continuam com muita água. Fagilde com mais de 100% da capacidade

Barragem de Fagilde continua com o maior nível de água em toda a região, segundo o Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos. Algumas albufeiras registam subidas em comparação com maio

Barragem de Fagilde

As barragens do distrito de Viseu continuaram a guardar muita água no final de junho. A Barragem de Fagilde continua a registar o maior nível de capacidade com 126 por cento, de acordo com informações do Sistema Nacional de Informação de Recursos Hídricos (SNIRH). O número representa uma subida de 1% face ao final de maio.

À semelhança dos últimos meses, a albufeira que serve os concelhos de Viseu, Mangualde, Nelas e Penalva do Castelo tem tido uma capacidade acima do valor máximo depois de ter aberto as comportas para reter menos água.

Segundo o último boletim do SNIRH, datado de 26 de junho, a Barragem de Valeira, em São João da Pesqueira, regista 94% de capacidade, os mesmos do mês anterior.

A Barragem de Aguieira – que abastece Santa Comba Dão, Mortágua, Carregal do Sal e Tondela, entre outros concelhos – aumentou para os 93%, mais 4%. Já a de Ribeiradio, em Oliveira de Frades, manteve-se no mesmo nível.

A Barragem de Vilar, que serve Tabuaço, Sernancelhe e Moimenta da Beira, está com 90% de capacidade, mais 1%. E a de Varosa, em Lamego, regista 81%, uma quebra de também 1%.

Segundo o SNIRH, houve um aumento do volume armazenado numa bacia hidrográfica e baixas em 14 bacias. Das albufeiras monitorizadas, 53% apresenta disponibilidades hídricas superiores a 80% do volume total e 12% têm disponibilidades inferiores a 40% do volume total. Cada bacia pode corresponder a mais do que uma albufeira.

A bacia hidrográfica de Mondego tem hoje 88,4% de capacidade, a de Vouga 93,1% e a do Douro 89%.