Geral

11 de 04 de 2024, 11:55

Diário

Bombeiros da Suíça em São Pedro do Sul para partilha de conhecimentos

Intercâmbio entre os bombeiros do Corps Sapeurs Pompiers Noble Contrée e de São Pedro do Sul nasceu em 2022. Na visita que aconteceu recentemente, os bombeiros suíços assistiram a um combate a incêndio florestal

BOMBEIROS SAO PEDRO DO SUL E SUIÇA

Fotógrafo: Bombeiros Voluntários de São Pedro do Sul

Um grupo de bombeiros da Suíça visitou recentemente São Pedro do Sul. A ação insere-se num intercâmbio que nasceu em 2022 entre os bombeiros do Corps Sapeurs Pompiers Noble Contrée e de São Pedro do Sul.

Desde então, Suíça e Portugal tem estado ligados com o objetivo de partilhar experiências e conhecimentos. Além de formação, os bombeiros suíços assistiram a um combate a incêndio rural, causado por uma queimada.

“A ideia era fazermos uma queimada, mas não foi possível. No entanto, acabaram por assistir a um incêndio rural, fizemos o combate e eles puderam ver como fazemos ao nível da tática e estratégia”, explicou o comandante dos Bombeiros Voluntários de São Pedro do Sul, António Ribeiro.

Durante a estadia, os bombeiros suíços visitaram ainda o Laboratório de Estudos sobre Incêndios Florestais (LEIF), da Universidade de Coimbra e que está localizado na Lousã. “Este foi um dos pontos altos, onde foi feita uma apresentação e onde puderam ter contacto com o trabalho feito no laboratório”, explicou o comandante.

Do programa fez ainda parte uma visita aos Bombeiros Voluntários de Carregal do Sal, de Santa Cruz da Trapa e a alguns locais da região.

O intercâmbio acontece há dois anos e surgiu de um sonho de um português que é bombeiro na Suíça. “Tudo começou com um sonho de um cidadão português que costumava trazer equipamentos para o concelho. Quanto esteve em São Pedro do Sul ganhamos alguma afinidade e ele contou que gostava de poder levar bombeiros de cá para darem instrução de incêndios florestais aos bombeiros suíços. Em 2022 vieram cá pela primeira vez”, conta António Ribeiro.

No ano passado foi a vez dos bombeiros de São Pedro do Sul visitarem a Suíça onde, além de conhecerem a região, tiveram formação em incêndios urbanos. “São realidades diferentes e esta troca de experiências é muito importante”, destaca o comandante.

Segundo António Ribeiro esta iniciativa é para manter. “O intercâmbio vai continuar, até porque, de ano para ano, vamos percebendo onde podemos ser uma mais-valia para eles e eles para nós”, disse.


BOMBEIROS SAO PEDRO DO SUL E SUIÇA

Fotógrafo: Bombeiros Voluntários São Pedro do Sul