Geral

11 de 09 de 2023, 16:20

Diário

Bombeiros de Cabanas de Viriato recebem nova ambulância nos 88 anos

Ambulância de socorro equipada foi a prenda que a corporação recebeu na cerimónia de aniversário realizada este domingo. Comandante pede novo carro-tanque e apoios aos operacionais

bombeiros cabanas de viriato quartel

Fotógrafo: Facebook/Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato

Os Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato comemoraram os 88 anos de atividade numa cerimónia que decorreu no último domingo (10 de setembro). A corporação ‘recebeu’ de prenda uma nova ambulância de socorro oferecida pela Fundação Brás.

A viatura, já equipada, junta-se a mais duas compradas pelos Bombeiros que visam o transporte de doentes.

Mas o momento também ficou marcado pelos alertas do comandante da corporação. No seu discurso, Fernando Campos pediu mais equipamentos de proteção individual e um novo veículo-tanque, lembrando que o atual tem quase 50 anos e era inicialmente um camião em fim de vida cedido pela autarquia de Carregal do Sal.

“É de salientar que é a única viatura no concelho que transporta exclusivamente água potável”, lembrou o responsável, que também apontou para a dificuldade no recrutamento de novos operacionais. Fernando Campos defendeu ainda incentivos para os bombeiros voluntários do concelho.

O comandante disse ainda que também deseja comprar “uma viatura elétrica”. “Já temos instalados 30 painéis fotovoltaicos e um carregador, fruto de uma candidatura a um concurso que nos foi aprovada”, acrescentou.

Fernando Campos assumiu o comando do corpo ativo dos Bombeiros de Cabanas de Viriato em 2006. O líder da corporação diz-se preparado para sair até ao final do ano “pela força da lei”.

A corporação também foi condecorada pela Liga dos Bombeiros Portugueses, devido ao trabalho feito na altura da Covid-19. Foi ainda homenageado o chefe Manuel Marques, bombeiro há 46 anos e que deixa agora o corpo ativo passando para o quadro de honra. Agora, irá dar formação aos ‘bombeiritos’ de Cabanas de Viriato.

Os dirigentes destacaram na mesma sessão o trabalho realizado pela corporação e o apoio dos beneméritos da instituição.