Geral

25 de 05 de 2023, 10:42

Diário

Bombeiros de Carregal do Sal querem criar escola de formação

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários, a Câmara Municipal e a Escola Nacional de Bombeiros avaliam a criação de uma unidade local de formação especializada no antigo quartel da corporação

bombeiros carregal do sal reunião

Fotógrafo: Câmara de Carregal do Sal

Os Bombeiros de Carregal do Sal e a Câmara estão a preparar a criação de uma escola de formação para os soldados de paz. O antigo quartel dos Bombeiros Voluntários pode passar a receber uma unidade local de formação especializada (ULF).

A Associação Humanitária, a Câmara Municipal e a Escola Nacional de Bombeiros (ENB) assumem em conjunto o projeto de criação da nova unidade no concelho, que foi discutido recentemente numa reunião entre as três entidades nos Paços do Concelho.

Na reunião, também foram abordadas propostas de melhoria com vista à assinatura do protocolo. Foi ainda feita uma visita ao quartel velho dos Bombeiros para “verificação do espaço abrangido pela ULF e as áreas destinadas à implementação do centro de treinos”, relata a Câmara numa nota.

Da reunião, acrescenta a autarquia presidida pelo socialista Paulo Catalino, sobressaiu o “grande potencial que esta Unidade antevê, pelo facto de estar inserida num território com uma grande abrangência e capacidade de expansão, bem como pelas áreas de formação abrangidas”.

A ULF irá formar os bombeiros em disciplinas como condução defensiva, condução fora de estrada, liderança e motivação humana, incêndios urbanos e industriais, incêndios florestais e sapadores florestais.

Também nos planos está a criação de cursos profissionais de bombeiros e técnicos de Proteção Civil no Agrupamento de Escolas de Carregal do Sal. A Câmara, os Bombeiros e a ENB discutiram a possibilidade de elaboração de um protocolo com vista à implementação de ambos os cursos no concelho.

A Câmara defende que, com estes cursos, os alunos vão poder integrar as corporações de bombeiros “sem que tenham a necessidade de frequentar as formações obrigatórias para ingresso” nas equipas.