Geral

23 de 02 de 2023, 14:32

Diário

Bombeiros do distrito de Viseu recolheram 180 toneladas de equipamentos elétricos usados

Corporações vão receber mais de 13 mil euros pela recolha dos equipamentos, no âmbito da campanha Quartel Electrão

bombeiros voluntários mangualde

Fotógrafo: Bombeiros Voluntários de Mangualde

Quinze corporações de bombeiros do distrito de Viseu vão receber mais de 13 mil euros pela recolha de mais de 180 toneladas de equipamentos usados no ano passado. A ação foi feita durante a campanha Quartel Electrão.

Ao todo, segundo a organização, os bombeiros da região reuniram 444 quilos de pilhas, 1.518 quilos de lâmpadas e mais de 178 toneladas de equipamentos elétricos usados em fim de vida.

Como recompensa as corporações vão receber uma compensação financeira no valor total de 13.530 euros.

Os Bombeiros de Mangualde foram a corporação que mais se empenhou nesta iniciativa na região, com mais de 31 toneladas recolhidas. A corporação recebeu 2.366 euros em dinheiro e ainda ficou contemplada com um incentivo de quantidade no valor de 315 euros.

Os Bombeiros de Canas de Senhorim recolheram cerca de 19 toneladas e tiveram direito a 1.407 euros. O top 3 encerra com os Bombeiros de Tarouca, que recolheram mais de 18 toneladas e ficaram com 1.371 euros.

Também participaram os Bombeiros de Cabanas de Viriato, Carregal do Sal, Mortágua, Nelas, Nespereira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, Santa Cruz da Trapa, São João da Pesqueira e Tabuaço.

Por cada tonelada recolhida, as associações recebem 75 euros de prémio. O Quartel Electrão criou ainda um incentivo financeiro para premiar as associações que recolheram mais de 30, 45 e 60 toneladas.

Em todo o país, os bombeiros voluntários de 179 corporações recolheram 2.300 toneladas de pilhas, lâmpadas e equipamentos elétricos usados em 2022 e como recompensa vão receber 260 mil euros em prémios, o maior valor atribuído pelo Quartel Electrão.

Em comunicado, o Electrão – Associação de Gestão de Resíduos refere que na sétima edição desta iniciativa, decorrida entre janeiro e novembro de 2022, as 179 associações humanitárias de bombeiros voluntários reuniram oito toneladas de pilhas, 39 toneladas de lâmpadas e 2.247 toneladas de equipamentos elétricos usados.

Há mais de uma década que a campanha Quartel Electrão envolve os bombeiros nesta missão de duplo serviço público, tendo a campanha permitido desde 2011 recolher mais de 11 mil toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados.

Segundo o Electrão, no ano passado os bombeiros contribuíram para a recolha de 10% do total dos equipamentos elétricos enviados para reciclagem.