Geral

07 de 09 de 2022, 12:55

Diário

Bombeiros do distrito de Viseu recolheram mais de 111 toneladas de resíduos elétricos

Balanço é relativo aos primeiros oito meses deste ano. “Quartel Electrão” continua a decorrer até ao mês de novembro

Bombeiros Voluntários de Tabuaço

Fotógrafo: Igor Ferreira

Quinze corporações de bombeiros do distrito de Viseu aderiram à campanha Quartel Electrão e já recolheram mais de 111 toneladas de equipamentos elétricos usados nos primeiros oito meses deste ano.

O envolvimento dos bombeiros voluntários da região já permitiu reunir, entre os meses de janeiro e agosto, 110.708 quilos de equipamentos elétricos usados, 1.012 quilos de lâmpadas e 221 quilos de pilhas.

Segundo a Associação Electrão, as corporações aderentes na região são os Bombeiros de Cabanas de Viriato, Canas de Senhorim, Carregal do Sal, Mangualde, Mortágua, Nelas, Nespereira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Penedono, Santa Comba Dão, Santa Cruz da Trapa, São João da Pesqueira, Tabuaço e Tarouca.

O “Quartel Electrão” continua a decorrer até ao mês de novembro. Os quartéis aderentes podem ser consultados no site www.ondereciclar.pt. A edição deste ano da iniciativa envolve a participação de 191 associações humanitárias de todo o país, o número mais alto registado até agora na campanha.

Esta iniciativa, que tem a Liga dos Bombeiros Portugueses como parceira, visa “apoiar a missão dos bombeiros, empenhados na proteção das populações e da biodiversidade”, dando também o contributo para que eletrodomésticos e outros equipamentos usados “não poluam o ambiente combatendo assim, em várias frentes, o aquecimento global”.

O primeiro prémio do “Quartel Electrão”, que será atribuído à associação que mais equipamentos usados recolher a nível nacional, é um veículo ligeiro de combate a incêndios no valor de 54 mil euros. O segundo prémio corresponde a 5.000 euros convertíveis em equipamento de proteção florestal. As associações recebem ainda 75 euros por cada tonelada de resíduos que reunirem.

A iniciativa também atribui o Prémio Novos Aderentes, criado para incentivar a adesão à campanha por parte de novas associações, em que os vencedores recebem 750 euros em cartões pré-pagos de combustível.

As associações que mais se destacam nas recolhas de lâmpadas e pilhas receberão prémios no valor de 1.500 euros cada, convertíveis em equipamento de proteção florestal. Em todo o país, os bombeiros já recolheram mais de 1.434 toneladas de pilhas, lâmpadas e outros equipamentos elétricos usados. Nos últimos onze anos, foram recolhidas dez mil toneladas.