Geral

22 de 08 de 2023, 11:11

Diário

Calor: com altas temperaturas, tudo vale para refrescar

Distrito de Viseu está em alerta vermelho. Máximas podem atingir 43 graus e as mínimas não baixam dos 21. Com temperaturas abaixo dos 40 graus só Sernancelhe, Vila Nova de Paiva, Sátão, Penedono e Moimenta da Beira

ciclista calor

O distrito de Viseu está em alerta vermelho por causa do calor e são muitas as formas que as pessoas encontram para tentar refrescar-se num dia em que as temperaturas podem chegar aos 43 graus.
Roupas mais frescas, leques e água não faltam nas mãos de quem se aventura na rua. E os estabelecimentos com ar condicionado são opção em vez das esplanadas.

O IPMA prevê para os próximos dias uma subida generalizada da temperatura e durante a noite as temperaturas mínimas também serão elevadas, “com valores superiores a 20 graus (noites tropicais) em grande parte do território.
Para esta terça-feira, o IPMA prevê que os concelhos de Tabuaço, Mortágua, Carregal do Sal e Armamar atinjam os 43 graus. Sernancelhe vai ser o município “mais fresco” com 38 graus.
Nas 14 estações meteorológicas espalhadas pelo distrito, às 8h00, em Tondela, os termómetros já marcavam 31,7 graus.
Em dias de temperaturas elevadas, a Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros por dia, ou de sumos de fruta natural, sem açúcar, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas e de atividades que exijam grandes esforços físicos, nomeadamente desportivas e de lazer no exterior.

A DGS aconselha ainda a dar “atenção especial” aos grupos mais vulneráveis ao calor, como crianças, pessoas idosas, doentes crónicos, grávidas, pessoas com mobilidade reduzida, trabalhadores com atividade no exterior, praticantes de atividade física e pessoas isoladas.
Deve assegurar-se que as crianças bebem frequentemente água ou sumos de fruta natural e que permanecem em ambiente fresco e arejado. A mesma indicação é dada para os idosos e pessoas que vivam isoladas.
Escolher as horas de menor calor para viajar de carro e não permanecer dentro de viaturas estacionadas e expostas ao sol são outros dos conselhos que a DGS deixa na sua página de internet.

Nos dias de maior calor, é aconselhado procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados, pelo menos 2 a 3 horas por dia e evitar a exposição direta ao sol, principalmente entre as 11 e as 17 horas.

Deve-se utilizar "protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de 2 em 2 horas e após os banhos na praia ou piscina", informa ainda a DGS.

A autoridade de saúde recomenda também a utilização de roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta.