Geral

17 de 05 de 2023, 10:09

Diário

Calor e alerta máximo de risco de incêndio na região de Viseu

Alguns concelhos do distrito aumentam esta quarta-feira as temperaturas. Viseu mantém-se nos 24 graus de máxima. Toda a região de Viseu está sob risco máximo e muito elevado de incêndio

Temperatura Calor genérica eolicas

Fotógrafo: Igor Ferreira

O calor continua esta quarta-feira (17 de maio) em Viseu. A cidade mantém os 24 graus de temperatura máxima e a mínima desce para os 9º. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê céu limpo ou pouco nublado na região.

No distrito Mortágua continua o concelho mais quente com 28 graus de máxima prevista. Alguns concelhos aumentam de temperatura como Carregal do Sal, São Pedro do Sul, Tabuaço, Tondela e Vouzela, que se juntam a Santa Comba Dão e passam a contar com 27º nos termómetros.

Já Armamar, Cinfães, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades e Penalva do Castelo atingem os 26 graus e Castro Daire, Lamego, Moimenta da Beira, Resende, São João da Pesqueira e Tarouca os 25º.

Em Sátão o mercúrio aumenta para os 24 graus. Sernancelhe e Vila Nova de Paiva sobem para os 23º e Penedono para os 22º.

Amanhã, quinta-feira (dia 18), a máxima desce em Viseu para os 22 graus, prevendo-se céu nublado.

Incêndios: Distrito de Viseu em alerta máximo
Toda a região de Viseu está sob risco máximo e muito elevado de incêndio esta quarta-feira, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera.

Em alerta máximo estão os concelhos de Viseu, Tondela, Mortágua, Santa Comba Dão, Carregal do Sal, Aguiar da Beira, Nelas, Mangualde, Penalva do Castelo, Penedono, Armamar, Tabuaço e São João da Pesqueira. Os restantes municípios da região apresentam nível muito elevado.

O IPMA prevê pelo menos até sábado (dia 20) um agravamento do perigo de incêndio rural.

Entretanto, por causa do tempo quente e seco, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) já alertou para o aumento do risco de incêndio e o aumento da dificuldade das ações de supressão nomeadamente no interior Norte e Centro, Lisboa e Vale do Tejo e Alentejo.

A Proteção Civil apela à população para tomar cuidado, adequando os comportamentos e atitudes face à situação de perigo e adotando as medidas de prevenção e precaução.

A ANEPC lembra que é proibido fazer queimadas sem autorização e que, nos dias de risco de incêndio muito elevado e máximo, é proibido fazer queimas de amontados, usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores, utilizar o fogo para confecionar alimentos e fumigar ou desinfestar em apiários.