Geral

26 de 06 de 2023, 10:07

Diário

Região de Viseu com temperaturas acima dos 30 graus esta semana

Distrito de Viseu está sob aviso amarelo até quarta-feira. Região pode contar com aumento das temperaturas e do risco de incêndio nos próximos dias, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera

Calor temperatura quentes

Fotógrafo: DR

A região de Viseu começa esta semana com aviso amarelo devido ao calor. As altas temperaturas motivaram o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) a pôr o distrito em alerta desde as 06h10 da manhã desta segunda-feira (26 de junho). O aviso vai continuar pelo menos até às 18h00 de quarta-feira (dia 28).

Esta segunda-feira, Viseu pode contar com sol durante todo o dia com 32 graus de máxima prevista e 15º de mínima.

No distrito o concelho de Tabuaço regista hoje a temperatura mais elevada, com 35 graus de máxima prevista. Armamar, Penalva do Castelo e São João da Pesqueira atingem os 34º e Mangualde, Moimenta da Beira, Nelas, São Pedro do Sul e Vouzela os 33º.

Já Carregal do Sal, Castro Daire, Lamego, Mortágua, Sátão, Tarouca, Tondela e Vila Nova de Paiva mostram 32 graus de máxima. E Cinfães, Oliveira de Frades, Penedono, Resende, Santa Comba Dão e Sernancelhe marcam 31º nos termómetros.

Na terça-feira (dia 27), o sol continua a brilhar com Viseu a marcar uma subida das temperaturas, registando 34 graus de máxima e 18º de mínima. Já na quarta (dia 28), a mínima passa para os 19º.

Na quinta-feira (dia 29), a região pode contar com uma descida dos termómetros para os 27 graus de máxima e os 15º de mínima. O céu vai estar pouco nublado na sexta-feira (dia 30), com 28º de máxima e 13º de mínima.

No fim de semana, o primeiro do mês de julho, as temperaturas voltam a subir. Segundo o IPMA, Viseu vai ter 30 graus de máxima no sábado (dia 1) e 31º no domingo (dia 2). As mínimas oscilam entre os 14º e os 16º.

Risco de fogo aumenta
Quanto ao risco de incêndio, a tendência é para aumentar nos próximos dias. Esta segunda-feira, Tabuaço é o único concelho do distrito a registar risco muito elevado. Viseu está em risco elevado, mas aumenta para muito elevado a partir de quinta-feira. Na sexta-feira, Mangualde, Nelas e Carregal do Sal vão ter mesmo risco máximo.