Geral

15 de 12 de 2022, 17:06

Diário

Câmara de Oliveira de Frades com orçamento de 13,2 milhões de euros para 2023

Documento sofreu um reforço financeiro de três milhões de euros. Oposição dividida na hora de votar

câmara oliveira de frades

Fotógrafo: Foto de arquivo

Está aprovado o orçamento de 13,2 milhões de euros da Câmara de Oliveira de Frades para 2023. O documento, que sofreu um reforço de três milhões de euros face ao deste ano de 2022, foi aprovado na última sexta-feira (9 de fevereiro) pela Assembleia Municipal.

“Este é um orçamento que visa continuar a reinvestir nas freguesias, vamos fazer esse investimento como fizemos até agora e como julgo que se calhar não se fazia num só ano em tanta freguesia a mesmo tempo”, declarou o presidente da Câmara, João Valério.

O autarca disse que o executivo vai continuar a trabalhar junto dos empresários para captar mais investimentos empresariais para a zona industrial do concelho. “Aproximam-se tempos difíceis, portanto, a indústria que venha, os empregos que se criem não serão demais face aos tempos que se adivinham”, alertou.

Aos deputados municipais, João Valério salientou ainda que está previsto um aumento das verbas para a componente social, isto numa altura em que há cada vez mais pessoas a bater à porta do município a pedir ajuda.

“Desde que aqui estou (finais do ano de 2021) nunca aconteceu como nestas últimas semanas tanta família vir à Câmara pedir comida. Isto está a começar a acontecer no nosso concelho, há uma escalada de preços, gasóleo, prestações de casa e os salários médios mantém-se e começa a haver até gente sem emprego”, referiu, acrescentando que o executivo tem que continuar “a ter atenção não podemos deixar ninguém para trás”.

“Queremos dinamizar e fazer crescer o concelho, mas estaremos atentos a todas as pessoas mais fragilizadas da nossa comunidade”, garantiu.

Já no que toca aos investimentos a realizar, João Valério explicou que os investimentos principais a realizar serão a requalificação do edifício dos paços do concelho, do centro de saúde da vila e do Cineteatro Dr. Morgado.

“São os projetos que envolvem quantias significativas. São investimentos, como o Centro de Saúde, que servem todo o concelho. Estas empreitadas servem para debelar problemas que se arrastavam há décadas em cada um destes edifícios”, argumentou.

As obras da praia fluvial da Carriça, em São João da Serra, também são para acabar. O Ecotrilho do Teixeira também será para concretizar, mas só quando houver financiamento estatal adequado.

O orçamento da Câmara de Oliveira de Frades foi aprovado pela maioria PSD, pelos presidentes de JUnta, e contou com a abstenção de um eleito do PS e da maioria da bancada do Nós Cidadãos!. Apenas um deputado deste partido, Mário Pereira, votou contra o documento