Geral

22 de 07 de 2021, 16:09

Diário

Câmara de Viseu avança com Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa

Investimento é superior a 4,5 milhões de euros. Projeto foi aprovado em reunião do executivo

Câmara de Viseu

A Câmara de Viseu aprovou esta quinta-feira (22 de julho) o lançamento do concurso para a construção da primeira fase da Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa (AAEL), que representa um investimento superior a 4,5 milhões de euros.

A presidente da autarquia, Conceição Azevedo, lembrou que o município tinha definido como um dos eixos prioritários a transformação do concelho “num polo de atratividade de investimento, no domínio da competitividade empresarial”.

“A Área de Acolhimento Empresarial de Lordosa é, de facto, uma obra fundamental para fomentar este desígnio e é um passo decisivo para cumprir este objetivo”, frisou Conceição Azevedo aos jornalistas, no final da reunião do executivo camarário.

Segundo a autarca, esta estrutura “é ainda fundamental para a dinamização do Norte do concelho, que poderá desta forma ver aumentada a oferta de emprego qualificado e a consequente fixação de pessoas”.

Conceição Azevedo explicou que, numa primeira fase, a AAEL “vai suprir uma clara falha de mercado existente na região, atendendo à escassez de oferta de solo para a instalação de empresas, em contraponto com a elevada procura”.

“Posteriormente, proporcionará também às empresas um ambiente de negócios favorável e propício à melhoria da sua competitividade e ao aumento da cooperação empresarial”, acrescentou.

A autarca estima que as empresas se possam começar a instalar-se a partir de 2022.

“Com mais este importante investimento, esperamos potenciar a centralidade geográfica de Viseu e, desta forma, captar para o concelho e para a região investimento direto estrangeiro qualificado”, realçou.

A primeira fase das obras, que tem um prazo de um ano, prevê a construção e implementação de peças e estruturas consideradas essenciais para o bom funcionamento do espaço.

A empreitada incluirá, por exemplo, infraestruturas hidráulicas, estação de tratamento de águas residuais, plano de acessibilidades, arquitetura paisagista, plano de segurança e saúde e plano de prevenção e gestão de resíduos.