Geral

13 de 09 de 2022, 15:52

Diário

Carregal do Sal vai aumentar apoio aos bombeiros

Anúncio foi feito durante as cerimónias comemorativas dos 87 anos dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato

bombeiros cabanas de viriato

Fotógrafo: D.R.

A Câmara de Carregal do Sal anunciou que vai aumentar em 30 por cento o apoio anual dado às corporações de bombeiros do concelho. O anúncio foi feito no passado domingo (11 de setembro) na voz do presidente do município, durante as cerimónias comemorativas dos 87 anos dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato.

Paulo Catalino (PS) enalteceu “a generosidade altruísta da entrega voluntária de homens e mulheres que com prejuízo das suas vidas, dão o corpo e a vida em defesa do Município sem nada pedirem em troca”.

No seu discurso, o autarca deu ainda ênfase à recente criação das novas equipas de intervenção permanente nas corporações de Carregal do Sal. Uma decisão que, frisou Paulo Catalino, representou “uma necessidade de uma ginástica financeira acrescida num município com um orçamento curto”.

As novas EIP foram protocoladas em finais de maio, nos Bombeiros de Carregal do Sal e Cabanas de Viriato, reforçando para quatro o número de equipas do género no município que contam com um total de 20 elementos operacionais.

O autarca admitiu que dificilmente será possível cumprir o prazo de arranque previsto para 1 de outubro e prometeu que, caso não se concretize a data, as novas equipas estarão a funcionar em janeiro do próximo ano.

Já o comandante de Cabanas, Fernando Campos, garantiu que tudo está pronto para o arranque da segunda EIP.

A sessão solene teve lugar nas instalações da Associação Humanitária com a presença de várias personalidades como Fernando dos Prazeres Campos, presidente da direção da instituição, Miguel Ângelo David, comandante distrital da Proteção Civil, António Nunes, presidente da Liga de Bombeiros Portugueses e Guilherme Almeida, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu.

A sessão solene contou ainda com a entrega de medalhas de condecoração e reconhecimento diversas em jeito de reconhecimento a nove operacionais dos Bombeiros de Cabanas de Viriato e a outras figuras ligadas à instituição, incluindo o presidente da direção da Associação Humanitária.