Geral

29 de 02 de 2024, 17:22

Diário

Carregal do Sal vai ter centro de formação profissional para a construção

Novo polo foi apresentado esta quinta-feira na presença do secretário de Estado do Trabalho

novo polo de formação profissional carregal do sal créditos youtube câmara

O concelho de Carregal do Sal vai ter um polo de formação profissional voltado para a construção civil. O projeto foi apresentado esta quinta-feira no salão nobre dos Paços do Concelho.

O Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), que promove o novo centro, refere que este “surge como resposta às necessidades do tecido empresarial local” de Carregal do Sal. O polo vai funcionar nas instalações da antiga União Comercial da Beira, em Oliveirinha.

De acordo com o comunicado do IEFP e em "consonância com os esforços de inclusão social", este projeto "integra-se ao recém-lançado Centro de Acolhimento e Integração de Refugiados e Migrantes Aristides Sousa Mendes, demonstrando um compromisso efetivo com a comunidade".

No seu discurso, o secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, falou do polo como “uma aposta séria na capacitação dos trabalhadores da construção civil, garantindo que estejam preparados para os desafios do mercado”.

“Este investimento é sobre construir um futuro sólido para as comunidades, onde o emprego e a qualidade de vida são prioridades. Estou confiante de que este Polo será um catalisador para o desenvolvimento económico sustentável da região, proporcionando oportunidades tangíveis para todos os que procuram progredir”, disse.

O presidente da Associação dos Industriais da Construção Civil e Obras Públicas do Norte, Manuel Reis Campos, expressou o seu apoio ao projeto.

“Estamos entusiasmados com o potencial do Pólo de Formação Profissional em Carregal do Sal para impulsionar a excelência na formação e na qualificação dos trabalhadores do setor. Esta parceria demonstra o nosso compromisso conjunto em investir no futuro da construção civil”, afirmou.

Já o presidente da Câmara de Carregal do Sal, Paulo Catalino, e o vice-presidente do IEFP, Bernardo Sousa, destacaram “a colaboração interinstitucional” para o sucesso do novo polo de formação.