Geral

29 de 12 de 2023, 16:55

Diário

Casa de Aristides de Sousa Mendes vai ser musealizada

Casa do Passal, no concelho de Carregal do Sal, já tem empresa que ficará encarregue da criação da exposição permanente no futuro museu dedicado a Aristides de Sousa Mendes

reunião museologia casa do passal

A Casa do Passal, no concelho de Carregal do Sal, vai entrar na fase de musealização depois de ter sido selecionada a empresa que ficará encarregue da criação da exposição permanente no futuro museu dedicado a Aristides de Sousa Mendes.

A Cariátides, que presta consultoria em património, museologia, museografia e produção cultural, foi a empresa selecionada no concurso internacional do projeto de museografia de produção e instalação da exposição de longa duração da casa-museu do ex-cônsul.

Realizada na sede da Junta de Freguesia de Cabanas de Viriato, a reunião técnica juntou os vários intervenientes do projeto. “A reunião constitui um primeiro e importante pilar na efetiva implementação do projeto de museografia e arranjos exteriores da Casa do Passal, com vista à sua inauguração em 19 de julho de 2024”, frisa a Câmara de Carregal do Sal.

Depois de ter estado fechada ao público quase 50 anos, a Casa do Passal está a ser alvo de uma intervenção orçada em cerca de 3,4 milhões de euros. O município é responsável por cerca de 30 por cento do investimento.

Declarada como Monumento Nacional em 2011, a antiga casa de Aristides de Sousa Mendes foi lugar de acolhimento de muitos refugiados salvos pelo diplomata e é considerada um espaço de relevância cultural, social e histórica de Portugal.