Geral

07 de 09 de 2023, 16:57

Diário

Creches no distrito de Viseu ainda têm vagas gratuitas disponíveis

Sete dos estabelecimentos inscritos na plataforma Creche Feliz são no concelho de Viseu. Mas a aplicação não revela o número de vagas abertas nas instituições. Governo diz que criou mais nove mil vagas gratuitas

creche generico

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

O distrito de Viseu tem 14 creches com vagas gratuitas ao abrigo do programa criado pelo Governo. Sete desses estabelecimentos são do concelho de Viseu, segundo informações disponibilizadas pela aplicação Creche Feliz, da Segurança Social.

Na lista de escolas estão a Confraria de Santa Eulália, o Colégio Os Traquinas, a Casa do Povo de Abraveses, a Kids & Company, a Creche a Sorrir, o Jardim das Sementinhas e o Palácio da Brincadeira. No entanto, as vagas não estão abertas para as várias idades, com as instituições a ditarem alguns critérios de entrada.

A Casa do Povo de Abraveses só tem vagas para crianças que ainda não andam, enquanto outros espaços como o Jardim das Sementinhas, o Kids & Company e a Creche a Sorrir ‘aceitam’ crianças que já andam, mas com menos de dois anos. Só a Confraria de Santa Eulália tem vagas gratuitas para todas as idades na cidade de Viseu.

No distrito, existem outras sete creches com vagas gratuitas. Em Cinfães, a medida é aplicada na Associação de Solidariedade Social de Souselo e o mesmo acontece na Associação de Solidariedade Social e Recreativa de São Cosmado, no concelho de Armamar.

A Creche "O Ninho" da Santa Casa da Misericórdia de Carregal do Sal, o Centro Social Paroquial de Penude (Lamego), a Creche Aldeia das Brincadeiras (Penalva do Castelo), o Centro de Bem-Estar Social Professor Oliveira e Costa (Santa Comba Dão) e o Infantário do Caramulo (Tondela) são as outras instituições.

No entanto, a app Creche Feliz, lançada em abril deste ano, não revela quantas vagas estão abertas em cada creche.

O Governo afirmou ter criado mais 9 mil vagas gratuitas nas creches portuguesas ao longo dos últimos dois meses. O programa Creche Feliz entra agora no segundo ano, abrangendo um total de 85 mil crianças em todo o país, um número que é superior face aos 40 mil quando arrancou o projeto.

O objetivo é oferecer uma creche gratuita para os meninos nascidos após 1 de setembro de 2021, bem como para as crianças de famílias com rendimentos entre o 1.º e o 2.º escalões.

A avaliação é feita tendo em conta a condição social e económica de cada família. Entre os grupos prioritários, estão crianças com deficiência ou incapacidade, crianças que frequentaram a creche no ano anterior, filhos de mães e pais estudantes menores, crianças com irmãos da mesma família e que frequentam uma resposta desenvolvida pela mesma instituição e beneficiários dos abonos de família (1.º e 2.º escalões).

A gratuitidade das creches será implementada de forma faseada até 2024.