Geral

31 de 08 de 2021, 11:33

Diário

Centro de Radioterapia pronto para candidatura a fundos europeus, anuncia Hospital de Viseu

Processo de lançamento do concurso público para a empreitada já se encontra na sua fase final. Centro Hospitalar Tondela-Viseu entregou o dossiê "dentro do prazo"

centro radioterapia chtv 2 maqueta

O Centro Hospitalar Tondela-Viseu (CHTV) anunciou esta terça-feira (31 de agosto) que está pronto o projeto do futuro Centro de Ambulatório e Radioterapia. O processo de lançamento do concurso público para a empreitada já se encontra na sua fase final.

Em comunicado, a administração da instituição diz que conseguiu assegurar “dentro do prazo” a conclusão dos procedimentos administrativos para submeter o projeto do Centro de Radioterapia a uma candidatura aos fundos comunitários.

Além disso, o CHTV também enviou à Plataforma de Investimentos do Serviço Nacional de Saúde o projeto de execução da obra e os projetos de especialidades e entregou os “elementos instrutórios” do processo de licenciamento à Câmara de Viseu.

A administração anunciou ainda a assinatura de um acordo de colaboração com o Instituto Português de Oncologia de Coimbra e o Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, que irão colaborar com o CHTV na criação da nova unidade.

Na nota, a administração sublinha que a construção do Centro de Ambulatório e Radioterapia em Viseu “vem assegurar a diferenciação do hospital e, ao mesmo tempo, melhorar a prestação de serviços, indo ao encontro das expectativas das populações da região interior centro do país”.

O novo centro vai incluir uma unidade de radioterapia e um hospital de dia hemato-oncológico, podendo acolher outros hospitais de dia e possibilitar a expansão do serviço da consulta externa “de forma a dar melhor resposta às necessidades da população”.

As obras de construção do Centro de Ambulatório e Radioterapia devem arrancar em 2022, estando a sua conclusão prevista para 2023.

O projeto de arquitetura para a construção do novo centro já foi concluído e aprovado pela Administração Regional de Saúde do Centro. O investimento é superior a 24 milhões de euros.