Geral

19 de 12 de 2023, 17:08

Diário

Centro de Saúde de Carregal do Sal passa a Unidade de Saúde Familiar

Unidade de saúde tem 10 527 utentes inscritos e 18 profissionais

usf carregal do sal

O Centro de Saúde de Carregal do Sal passa a ter uma unidade de saúde familiar. A USF de Carregal do Sal foi oficializada na segunda-feira (18 de dezembro), substituindo a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) com 10 527 utentes inscritos e 18 profissionais entre médicos, enfermeiros e secretários clínicos.

A criação da nova estrutura de saúde foi assinalada de forma simbólica com o descerramento da placa identificativa. Na cerimónia que acompanhou o ato, a coordenadora da USF, Ana Araújo, reiterou que a nova unidade era um anseio do Centro de Saúde e afirmou que tal vai implicar “ainda mais exigências aos profissionais de saúde”, depositando “confiança total” para levarem a bom porto o novo desafio.

Paulo Catalino, presidente de Câmara de Carregal do Sal, recordou a transferência de competências na área da saúde que veio trazer “ainda mais responsabilidades” à autarquia. O autarca, que era médico antes de ser eleito presidente da autarquia, disse esperar que a nova estrutura resulte numa “efetiva melhoria” dos cuidados de saúde.

Já o presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Nuno Duarte, disse que o espírito entre os cuidados de saúde primários e hospitalares “vão permitir uma maior articulação entre todos os profissionais”, sublinhando que não existem profissionais de primeira e profissionais de segunda.

O ato também foi testemunhado pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Mário Rui, pela coordenadora do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões, Rita Figueiredo, e pelo presidente do Centro Hospitalar Tondela-Viseu, Nuno Duarte, entre outros.

Também participaram alguns profissionais da agora substituída UCSP, assistentes técnicos e operacionais e representantes da Unidade de Saúde Pública e da Unidade de Cuidados da Comunidade do Centro de Saúde de Carregal do Sal, que já foi reforçado este ano com a contratação de mais médicos.

Carregal do Sal foi dos poucos concelhos a aceitar as competências da saúde, tendo-as assumido há mais de um ano.