Geral

02 de 07 de 2024, 18:34

Diário

Centro Interpretativo da Mulher Duriense em Armamar comemora primeiro aniversário

Espaço celebra este sábado o primeiro aniversário com um programa de atuações e a inauguração de uma exposição

centro interpretativo da mulher duriense armamar

Fotógrafo: Facebook Câmara de Armamar

O Centro Interpretativo da Mulher Duriense (CIMD), em Armamar, celebra este sábado (6 de julho) o primeiro aniversário com um programa de atuações e a inauguração de uma exposição.

O espaço foi inaugurado em 2023 e integra a Rede de Museus do Douro. O museu está instalado no edifício da antiga Adega Cooperativa local e é dedicado ao passado, presente e futuro da mulher do Douro, num investimento de cerca de um milhão de euros.

Segundo a Câmara, desde a abertura, o CIMD já recebeu cerca de quatro mil visitantes. Além da parte museológico, o centro recebeu várias iniciativas como exposições temáticas, espetáculos musicais e de teatro, colóquios, jornadas e apresentações de livros.

O programa começa às 16h00, com o lançamento da aplicação de realidade aumentada do CIMD, seguindo-se às 16h30 a inauguração da exposição “Luz e Sombra” da artista Ana C. T.

Depois de uma projeção sobre o primeiro ano de atividade, o CIMD recebe às 21h00 o concerto Harmonias Durienses, que propõe um tributo musical à mulher do Douro com a participação de Francisco Martins e Inês Cruz.

Às 21h30, Maria Caetano Vilalobos apresenta o espetáculo “Mulher, Posso e Mando”. A noite termina com a comemoração do aniversário, com direito a bolo e brinde com espumante.