Geral

12 de 03 de 2024, 17:12

Diário

CIM Viseu Dão Lafões comemora 17 anos de ''superação de desafios e concretização de objetivos''

Comunidade intermunicipal faz balanço positivo da atividade e prepara novos investimentos para os próximos anos

cim viseu dão lafões sede tondela

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões celebra esta terça-feira (12 de março) 17 anos de atividade. O balanço desta entidade que junta 14 concelhos da região é positivo e marcado por “uma dedicação contínua ao desenvolvimento sustentável do território”, defende a comunidade.

A entidade intermunicipal criada em 2007 integra os concelhos de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, São Pedro do Sul, Santa Comba Dão, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

O presidente da CIM, Fernando Ruas, destaca as metas alcançadas ao longo dos 17 anos de existência da comunidade intermunicipal, elogiando-a pelo “papel de relevo em diversas áreas, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos e para a crescente atratividade e competitividade do nosso território”.

“Estes 17 anos representam uma jornada de superação de desafios e de concretização de objetivos. Estamos comprometidos em enfrentar os desafios que se avizinham, pelo que a CIM continuará a trabalhar de mãos dadas com os seus municípios, com o objetivo de construir um futuro vibrante e pleno de oportunidades para todos", sublinha.

Já o secretário executivo Nuno Martinho recorda o trabalho realizado pela CIM em vários setores, elencando por exemplo a proteção civil e a defesa da floresta, em que reforçou os mecanismos de resposta e prevenção em situações de emergência e promoveu a segurança em matéria de vigilância florestal para prevenir os fogos rurais.

“Também a participação nos projetos europeus Life Landscape Fire e Life Nieblas transformam a CIM numa referência ao nível da proteção ambiental e da resiliência da floresta. É incontestável que lideramos ou colaboramos em projetos e iniciativas que estão a transformar a região e estamos a fazê-lo com o território e com os atores locais e regionais", refere.

Na educação, a CIM organizou diversos projetos que visam a promoção do ensino de qualidade e a literacia financeira, ambiental, alimentar e de saúde. Já nos transportes, a entidade intermunicipal otimizou a rede regional e promoveu a mobilidade inteligente e as ligações entre os concelhos. “O serviço de transporte a pedido Ir e Vir, por exemplo, tem alcançado resultados notáveis", reforça Nuno Martinho.

Relativamente ao turismo, destacou o secretário executivo, a CIM Viseu Dão Lafões tem sido uma “promotora cada vez mais ativa da atratividade e notoriedade do território” através das ecopistas do Dão e do Vouga e das propostas de turismo de natureza.

“Na transição digital, a CIM tem impulsionado novos processos, melhorando a eficiência e a qualidade dos serviços públicos prestados aos cidadãos e empresas instaladas ou que querem investir no território”, lembra ainda Nuno Martinho.

Também a promoção da gastronomia e do vinho do Dão tem sido uma aposta da CIM ao longo dos anos, além da cultura em rede.

CIM já prepara novos investimentos
Para os próximos anos, a comunidade intermunicipal diz que vai apostar em investimentos territoriais integrados juntando vários setores. A propósito disso, a CIM vai assinar no próximo dia 27 de março um contrato de desenvolvimento e coesão territorial no âmbito do Centro 2030.

A instituição enaltece que os novos investimentos garantem “um compromisso com o crescimento sustentável e a qualidade de vida dos habitantes” de Viseu Dão Lafões.

Entre os eixos de intervenção prioritários, destacam-se a sustentabilidade demográfica, a coesão social, a educação e competências, a inovação, competitividade e qualificação, o ambiente, a transição energética, a economia circular e as alterações climáticas.

Também merecem destaque as áreas da transição digital, inteligência territorial, prevenção de riscos, proteção civil, cultura, recursos, turismo e atratividade do território.