Geral

11 de 11 de 2022, 19:30

Diário

Covelo de Arca é uma “Aldeia de Portugal”

Aldeia do concelho de Oliveira de Frades é a mais recente localidade do distrito de Viseu a juntar-se à rede

Covelo de Arca oliveira de frades

Fotógrafo: D.R./Câmara de Oliveira de Frades

A aldeia de Covelo de Arca, no concelho de Oliveira de Frades, foi oficialmente classificada como “Aldeia de Portugal”, anunciou esta sexta-feira a Câmara Municipal. Esta é a mais recente localidade do distrito de Viseu a juntar-se à rede “Aldeias de Portugal”, que já engloba diversas aldeias da região.

O selo foi atribuído pela ATA - Associação de Turismo de Aldeia, tendo sido conferidos a Covelo de Arca os fatores de diferenciação de História, Arte e Espiritualidade.

A classificação foi dada depois da entrega da candidatura desenvolvida pelo Município de Oliveira de Frades e pela Associação de Desenvolvimento Dão, Lafões e Alto Paiva, com o apoio da União das Freguesias de Arca e Varzielas e a colaboração da comunidade local.

“A presente classificação é válida por 4 anos e significa que a aldeia cumpre, na sua maioria, os requisitos estipulados no regulamento geral definido pelo Caderno de Normas das Aldeias de Portugal, que podem ser “interesse natural/cultural”, “características do edificado e seu estado de conservação”, “habitantes e vivência social”, “ofertas turísticas”, entre outros”, realça o município de Oliveira de Frades.

A autarquia diz que se congratula com a notícia, afirmando que ela promove o turismo em Covelo de Arca, valoriza a comunidade e os seus usos e costumes e potencia o desenvolvimento económico e turístico do concelho.

A rede “Aldeias de Portugal” é constituída por aldeias turísticas situadas no espaço rural, visando abordar a temática do turismo rural de uma forma diferenciadora, valorizando a hospitalidade, o lazer e os costumes.

A rede inclui ainda outras localidades da região de Viseu como Pindelo dos Milagres (São Pedro do Sul), Barranha (Aguiar da Beira), Várzea de Calde (Viseu), Pendilhe (Vila Nova de Paiva), Fataunços (Vouzela), Barcos (Tabuaço), Boassas (Cinfães), Caldas da Felgueira (Nelas), Campo Benfeito (Castro Daire), Castelo (Sátão), Couto do Mosteiro (Santa Comba Dão) e Covas do Monte (São Pedro do Sul).

Também são “Aldeias de Portugal” as povoações de Esmolfe (Penalva do Castelo), Granja do Tedo (Tabuaço), Fujaco (São Pedro do Sul), Jueus (Tondela), Lapa (Sernancelhe), Marmeleira (Mortágua), Mezio (Castro Daire), Oliveira do Conde (Carregal do Sal), Quintela de Azurara (Mangualde), São Xisto (São João da Pesqueira), Souto (Penedono), Pena (São Pedro do Sul) e Vale de Papas (Cinfães).