Novo comandante dos Bombeiros Voluntários de Viseu já tomou posse
Na sua primeira intervenção, João Leal destacou “o peso da responsabilidade” e o “orgulho” em liderar o comando dos Voluntários de...
Fotógrafo: D.R./Câmara de Vila Nova de Paiva
Crianças de Vila Nova de Paiva estão a participar no projeto de educação socio-emocional “Calmamente”, promovido pelo município local e pelo Agrupamento de Escolas.
A iniciativa dinamizada pela associação Mente de Principiante está a ser implementada para os alunos do pré-escolar, dos 3.º e 4.º anos e do 2.º ciclo. A Mente de Principiante é hoje considerada uma das 100 Academias Gulbenkian do Conhecimento e tem o objetivo de pôr as crianças a aprender sobre as suas emoções.
As competências que são trabalhadas nas aulas passam por gerir as emoções e preparar as crianças “para os futuros desafios pessoais e profissionais”.
“Não chega desenvolver conhecimentos técnicos, saber resolver equações, desenvolver códigos, construir máquinas. Cada vez mais é valorizado o pensamento crítico, a criatividade, a capacidade de resolução de problemas e de trabalhar em equipa. Reconhecer sentimentos, as nossas emoções e as dos outros ajuda-nos a lidar com todo o tipo de pessoas e criar bons ambientes”, enaltece a autarquia de Vila Nova de Paiva.
No âmbito do projeto já foram formadas professoras das atividades de enriquecimento curricular, psicólogas e educadoras, que estão a implementar o programa junto dos seus alunos.
“A escola, a par da família, tem um papel social fundamental e tem a oportunidade de fazer a diferença na vida de algumas crianças”, realça a Câmara.
Na sua primeira intervenção, João Leal destacou “o peso da responsabilidade” e o “orgulho” em liderar o comando dos Voluntários de...
Com esta vitória, o Tondela fica com 26 pontos e sobe, provisoriamente, ao sétimo lugar
Não foram só os muitos socialistas que quiserem ver o secretário-geral do PS e também primeiro-ministro, António Costa. Oficiais d...