Geral

22 de 10 de 2023, 13:10

Diário

De “Portas Abertas”… bem vindos ao Dão

Vinhas, vinho, pôr do sol e bacalhau. Uma receita perfeita para um final de tarde. O convite foi feito pela Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões e o anfitrião a Quinta de Santa Maria, em Carregal do Sal. A iniciativa: Quintas da região do Dão de “Portas Abertas” para experiências de enoturismo

mesa de lemos dão portas abertas créditos cim viseu dão lafões

Fotógrafo: Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões

Sabia que a sexta casta mais plantada na Região do Dão é a Encruzado? E sabia que a canja de bacalhau é uma delícia? Saberes e sabores que se juntaram à mesa na Quinta de Santa Maria que abriu portas para uma experiência de enoturismo e que teve como mestres de cerimónia o chef Michelin Diogo Rocha e o sommelier António Lopes.

Momentos de partilha onde a gastronomia se juntou ao vinho e o vinho e a gastronomia se juntaram para um fim de tarde bem passado na Quinta que é a mais recente “menina dos olhos” do produtor e enólogo Carlos Lucas.

Logo à chegada perde-se a vista na vinha que, já a marcar o outono, estava vestida de castanho. Depois, dentro do espaço de acolhimento, a receção feita por António Lopes que apresentou o “Dão”. O chef Diogo Rocha introduziu o bacalhau e o resto da noite foi de surpresas culinárias e de degustação.

Cinco pratos (um deles o já famoso pudim de Queijo da Serra) e cinco vinhos da Magnun Wines em harmonia com a conversa e as explicações dadas por quem sabe.



(Para ler na íntegra na edição do Jornal do Centro)