Geral

31 de 10 de 2023, 09:52

Diário

Viseu com sol antes da chegada da depressão Ciarán. Distrito vai estar em aviso amarelo

Nova depressão deverá afetar Portugal continental e a Madeira com vento e chuva forte, prevê o Instituto Português do Mar e da Atmosfera. Entretanto, preveem-se algumas abertas esta terça-feira na região

nuvens tempo céu claro genérico

Fotógrafo: D.R.

A região de Viseu tem mais uma depressão meteorológica esta quinta-feira (2 de novembro). Trata-se da Ciarán, que deverá afetar Portugal continental e a Madeira com vento e chuva forte, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Os meteorologistas já colocaram o distrito de Viseu sob aviso amarelo das 00h00 às 06h00 de quinta devido à previsão de precipitação forte. A região também vai estar em alerta na madrugada desta quarta-feira (1 de novembro), Dia de Todos os Santos.

De acordo com o IPMA, a depressão Ciarán, designação atribuída pelo Serviço Meteorológico do Reino Unido, desloca-se ao longo do Atlântico em direção a leste, e às 00h00 de quinta-feira, “deverá estar centrada a oeste-sudoeste das Ilhas Britânicas”, com impacto nestas ilhas, “em particular ao nível do vento”.

“A depressão Ciarán propriamente dita não afetará Portugal continental, embora estejam previstos efeitos colaterais, devido a um sistema frontal que lhe está associado, e que irá atravessar o território continental durante a madrugada e manhã de dia 02” de novembro, lê-se na nota.

Assim, a partir do final da tarde de quarta-feira e durante quinta-feira “prevê-se um aumento da intensidade do vento, que soprará de sudoeste forte no litoral, em especial no litoral oeste, e nas terras altas, com rajadas da ordem de 70/80 quilómetros/hora e 90/100 kms/h, respetivamente”. “Prevê-se ainda precipitação por vezes forte, em especial nas regiões Norte e Centro, onde deverá ser persistente”, acrescenta o IPMA.

Abertas esta terça-feira em Viseu
Entretanto, as temperaturas sobem esta terça-feira (31 de outubro) na região de Viseu, prevendo-se algumas abertas durante o dia. Segundo as informações do IPMA, a máxima prevista para hoje em Viseu é de 15 graus. A mínima ronda os 9º.

Os meteorologistas preveem períodos de céu nublado nas próximas horas e a chuva só cai a partir do final da tarde.

No distrito, as máximas variam entre os 14 (Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva) e os 19 graus (Carregal do Sal, Mortágua e Tabuaço).

Os concelhos de Armamar, Cinfães, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul e Vouzela contam com 18º de máxima. O IPMA aponta para 17º em Lamego, Nelas, Oliveira de Frades, Resende e Tondela.

Com 16º estão Castro Daire, Mangualde, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e Tarouca. E, com 15º, os concelhos de Moimenta da Beira e Sátão.

Amanhã, quarta-feira, Viseu terá 14 graus de máxima e 11º de mínima, prevendo-se períodos de chuva ao longo do dia. Na quinta, as temperaturas oscilarão entre os 7º e os 15º.