Geral

17 de 07 de 2023, 10:35

Diário

Distrito de Viseu com alerta máximo de incêndio na terça e na quinta-feira

Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira

incêndio

O risco de incêndio vai ficar máximo no distrito de Viseu nesta terça e quinta-feira (18 e 20 de julho).

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), esta segunda-feira (dia 17), catorze concelhos do distrito estão com risco muito elevado: Viseu, Tondela, Mangualde, Nelas, Carregal do Sal, Santa Comba Dão, Penalva do Castelo, Sátão, Sernancelhe, Moimenta da Beira, Penedono, São João da Pesqueira, Tabuaço e Armamar.

Já com risco elevado estão os restantes concelhos: Cinfães, Resende, Lamego, Tarouca, Vila Nova de Paiva, Castro Daire, São Pedro do Sul, Vouzela, Oliveira de Frades e Mortágua.

Na terça-feira, Tabuaço, São João da Pesqueira, Penedono, Sernancelhe, Penalva do Castelo e Mangualde passam para risco máximo. Alguns concelhos como Oliveira de Frades, Vouzela, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva sobem para risco muito elevado. Mortágua, Cinfães, Resende e Lamego continuam com nível elevado.

Já na quarta-feira (dia 19), o distrito volta a estar dividido entre os riscos muito elevado e elevado.

O risco máximo volta na quinta (dia 20), com os concelhos de Armamar, Tabuaço, Moimenta da Beira e Sernancelhe. O restante distrito estará com risco muito elevado.

Na sexta-feira (dia 21), apenas Cinfães, Resende e Lamego apresentam risco elevado. O restante distrito continua com risco muito elevado.

Face às condições meteorológicas, o perigo de incêndio vai manter-se elevado pelo menos até sexta-feira.

Este risco, determinado pelo IPMA, tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.