Geral

01 de 07 de 2023, 11:05

Diário

Distrito de Viseu com oito concelhos em perigo muito elevado de incêndio

Temperatura máxima na região de Viseu vai rondar os 29 e os 34 graus. Carregal do Sal, Mortágua e Nelas são os concelhos mais quentes, Viseu chega aos 31º

Temperatura Quente sol

Fotógrafo: Igor Ferreira

Armamar, Mangualde, Moimenta da Beira, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e Tabuaço, concelhos do distrito de Viseu, apresentam este sábado (1 de julho) um perigo muito elevado de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). Devido às condições meteorológicas, este alerta vai manter-se pelo menos até domingo.

Nos dias de perigo “muito elevado” ou “máximo” é proibido fazer queimadas e nos restantes apenas é permitido com autorização do município. Com este alerta é ainda "proibido realizar trabalhos com recurso a motorroçadoras (com exceção das que utilizam cabeças com dispositivos não metálicos, por exemplo de fio de nylon), corta-matos e destroçadores, todos os equipamentos com escape sem dispositivo tapachamas, equipamentos de corte, como motosserras ou rebarbadoras, ou a operação de métodos mecânicos que, na sua ação com os elementos minerais ou artificiais, gerem faíscas ou calor".

Já quanto às temperaturas, Carregal do Sal, Mortágua e Nelas são os concelhos com a máxima mais elevada, 34 graus. Mangualde, Santa Comba Dão, Tabuaço, Tondela e Vouzela chegam aos 33º e Armamar, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira e São Pedro do Sul aos 32º.

Com 31º os concelhos de Lamego, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Tarouca e Viseu e com 30º Castro Daire, Cinfães, Resende e Sátão. Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva vão contar com 29º.

A temperaturas mínima vai rondar os 14º, em Moimenta da Beira, Penedono e Santa Comba Dão, e os 18º, em Tabuaço.