Geral

28 de 09 de 2023, 10:03

Diário

Distrito de Viseu com subida da temperatura esta quinta-feira

Calor vai apertar mais a partir de sexta-feira por causa de uma crista anticiclónica e de uma massa de ar quente e seco. Meteorologistas não descartam nova vaga

sol solzinho tempo calor 999696599696969966

As temperaturas voltam a subir esta quinta-feira (28 de setembro) na região. Viseu está com 26 graus de máxima e 13º de mínima, aponta o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

À semelhança dos últimos dias, prevê-se céu limpo durante todo o dia. No distrito, as máximas oscilarão entre os 26 (Castro Daire, Cinfães, Oliveira de Frades, Resende e Vila Nova de Paiva) e os 31 graus (Tabuaço). Armamar regista 30º.

Com 28 graus estão os concelhos de Carregal do Sal, Lamego, Moimenta da Beira, Mortágua, Nelas, Penalva do Castelo, São João da Pesqueira, São Pedro do Sul e Vouzela.

E estão marcados 27º em Mangualde, Penedono, Santa Comba Dão, Sátão, Sernancelhe, Tarouca e Tondela.

Amanhã, sexta-feira (dia 29), o calor começa a apertar ainda mais no distrito de Viseu, com a cidade a chegar aos 30 graus de máxima.

O estado do tempo em todo o país vai ser influenciado por uma intensa crista anticiclónica localizada sobre a Europa Ocidental e pelo transporte de uma massa de ar quente e seco, com origem no norte de África, que obriga a uma subida generalizada dos valores de temperatura máxima.

Até à próxima terça-feira (3 de outubro), o IPMA prevê temperaturas que deverão ultrapassar os 30 graus em todo o território nacional e a região de Viseu não vai ser exceção à regra.

No entanto, os meteorologistas consideram que também é provável que o tempo quente continue por mais dias, não se descartando uma nova onda de calor. Por causa das temperaturas elevadas, o risco de incêndio rural vai agravar-se sobretudo no interior e no Algarve.