Geral

07 de 08 de 2023, 10:35

Diário

Distrito de Viseu em risco máximo de incêndio. Termómetros chegam aos 40 graus

Apenas Cinfães, Lamego, e Resende estão em risco muito elevado, os restantes concelhos estão no alerta mais elevado para ocorrência de incêndios rurais. A temperatura máxima na região vai chegar aos 40 graus em Mortágua, naquele que será o concelho mais quente, Viseu conta com 36º

INCÊNDIO CASTRO DAIRE

Fotógrafo: DR

O distrito de Viseu está esta segunda-feira (7 de agosto) praticamente todo em risco máximo de incêndio rural. Segundo o Instituto Português da Mar e da Atmosfera (IPMA), apenas Cinfães, Lamego, e Resende estão em risco muito elevado, os restantes concelhos estão no alerta mais elevado para ocorrência de incêndios rurais.

A temperatura máxima na região vai chegar aos 40 graus em Mortágua, naquele que será o concelho mais quente. Com 39º estão Carregal do Sal e Nelas, o termómetro chegam aos 38º em Mangualde, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tabuaço, Tondela e Vouzela. A máximo chega aos 37º em Armamar e Oliveira de Frades, 36º em Castro Daire, Lamego, Moimenta da Beira, São João Pesqueira, Sátão, Tarouca e Viseu, com 35º Cinfães, Resende e Vila Nova de Paiva. Penedono é o concelho com a máxima mais baixa, 34º.

Já a temperatura mínima vai rondar os 13º, em Moimenta e Penedono, e os 22º, em Mortágua.

Segundo o IPMA, Mais de 120 concelhos do interior Norte e Centro e dos distritos de Beja e Faro estão hoje em perigo máximo de incêndio. Estão em perigo muito elevado cerca de 60 concelhos dos distritos de Faro, Beja, Évora, Portalegre, Lisboa, Leira, Aveiro, Viseu, Porto, Braga, Viana do Castelo, Vila Real e Bragança.

Em perigo elevado estão cerca de 70 concelhos dos distritos de Viana do Castelo, Porto, Braga, Aveiro, Leiria, Coimbra, Lisboa, Santarém, Portalegre, Beja, Évora, Setúbal e Faro.

O risco de incêndio determinado pelo IPMA tem cinco níveis, que vão de reduzido a máximo e os cálculos são obtidos a partir da temperatura do ar, humidade relativa, velocidade do vento e quantidade de precipitação nas últimas 24 horas.

Face às previsões meteorológicas para os próximos dias, o Governo está a ponderar declarar situação de alerta devido ao elevado perigo de incêndios rurais, disse hoje a secretária de Estado da Proteção Civil.

Desde o início do ano, as mais de 5.529 ocorrências de fogo já afetaram 19.106 hectares de espaços rurais.

Para hoje, o IPMA prevê uma pequena subida da temperatura no Norte e Centro, e a continuação de tempo quente com céu limpo. O vento vai soprar mais intenso nas terras altas.

Quanto a temperaturas, as mínimas vão variar entre os 14º Celsius (Bragança) e os 28ºC (Portalegre) e as máximas entre os 29ºC (Faro e Sines) e os 44ºC (Évora).