Geral

24 de 04 de 2023, 12:39

Diário

Sessões solenes, recriações e concertos para assinalar o 25 de Abril na região de Viseu

Municípios do distrito de Viseu organizam várias atividades para assinalar os 49 anos da Revolução dos Cravos

25 de abril

Fotógrafo: Arquivo Jornal do Centro

É já esta terça-feira que se celebra o 25 de Abril, o Dia da Liberdade. O feriado será comemorado com várias iniciativas organizadas nos municípios do distrito de Viseu.

Em Viseu, as celebrações do Dia da Liberdade começam pelas 9h30, no Regimento de Infantaria 14, seguidas de uma homenagem aos capitães de Abril de Viseu - Amândio Augusto, António Amaral, Aprígio Ramalho, Arnaldo Costeira e Diamantino Silva -, com a deposição de uma coroa de flores na avenida que os honra.

A sessão solene volta a ter lugar numa freguesia do concelho viseense. Este ano, a freguesia de Côta é a anfitriã, sendo que a sessão solene irá decorrer a partir das 11h00 na Casa Social de S. Pedro, em Sanguinhedo de Côta, contando ainda com a presença do convidado-conferencista João Pedro Antas de Barros, que falará sobre o tema “25 de Abril – Um caminho para o futuro”.

O Teatro Viriato organiza, a partir das 16h00, uma marcha que irá percorrer as ruas da cidade até ao Rossio. As comemorações vão terminar pelas 18h00, na Aula Magna do Instituto Politécnico de Viseu, com a performance da Orquestra Juvenil de Viseu ao lado de Lena D´Água. A entrada é livre.

Sernancelhe homenageia governantes
No restante distrito, o município de Sernancelhe vai distinguir com a Medalha de Honra municipal o antigo secretário de Estado dos Desportos, Hermínio Loureiro, o antigo secretário de Estado das Comunidades e histórico do PSD Viseu, José Cesário, e o atual secretário de Estado da Administração Local e Ordenamento do Território, Carlos Miguel.

A Câmara presidida por Carlos Santiago (PSD) justifica as condecorações com o facto de terem sido essenciais “para que Sernancelhe recebesse investimentos, infraestruturas e equipamentos que muito contribuíram para a qualidade de vida que hoje ostenta”. A cerimónia decorrerá nos Paços do Concelho, depois do hastear da bandeira às 9h00, e culminará com um concerto de Cuca Roseta, no Expo Salão, às 12h00.

Já em Lamego, o 49.º aniversário do 25 de Abril será assinalado com eventos de índole institucional, cultural e desportiva. Do programa comemorativo, destacam-se as atuações do Legendary Tigerman e Jorge Palma, na segunda e terça-feira, entre outras atrações. Os concertos irão ter lugar no Teatro Ribeiro Conceição, às 22h30 desta segunda e 16h30 de terça-feira, respetivamente.

Do programa comemorativo, destaca-se ainda a sessão solene comemorativa do Dia da Liberdade da Assembleia Municipal, no salão nobre dos Paços do Concelho, marcada para as 11h00 do feriado, com intervenções dos partidos com assento no órgão autárquico e um momento musical da Academia de Música de Lamego.

Em Carregal do Sal, vai ter lugar o hastear da bandeira às 10h00 na Biblioteca Municipal, seguido de uma homenagem à professora Amélia Pina, com a atribuição do seu nome a um jardim, e da deposição de uma coroa de flores em memória dos antigos combatentes. No Centro Cultural, vão haver Conversas d’Abril a partir das 15h30.

Já o município de Cinfães vai comemorar os 49 anos da Revolução dos Cravos com música. O Dia da Liberdade começará com o hastear da bandeira, junto aos Paços do Concelho, pelas 11h00, com a guarda de honra pelos Bombeiros Voluntários de Cinfães e Nespereira e com a atuação da Orquestra de Sopros e Coro da Academia d’Artes de Cinfães. À tarde haverá um concerto a cargo da Banda Filarmónica de Santo António de Piães, no Auditório Municipal, com início às 16h00.

Em Moimenta da Beira o programa tem início às 10h00 com a atuação Sons de Abril, da Sociedade Musical Vouzelense. Uma hora depois, às 11h00, serão içadas as bandeiras, seguido da sessão oficial. À tarde, depois do almoço, acontece o desfile das bandas filarmónicas pelo centro da vila, às 14h30, e a fechar, às 15h30, o concerto na Praça do Município.

Em Mortágua o município recebe amanhã o concerto Sons de Liberdade às 17h00, com os Paralelos do Ritmo & Friends, no Centro de Animação Cultural. O concerto contará com a atuação dos Paralelos do Ritmo, que convidam ainda vários artistas de Mortágua para participar no espetáculo.

Nelas organiza reconstituição histórica esta noite
E, em Nelas, esta noite de segunda-feira às 22h00, vai ter lugar uma reconstituição histórica do 24 de Abril de 1974 no Largo Abreu Madeira, em Canas de Senhorim, com a participação de associações, crianças, jovens e idosos do concelho.

Na terça-feira o programa inicia com o hastear da bandeira em Nelas e Canas de Senhorim, que ocorre às 10h00. A sessão comemorativa da Assembleia Municipal de Nelas está agendada para as 10h30, no auditório do Edifício Multiusos de Nelas. A encerrar o Dia da Liberdade, o espetáculo Cantos da Liberdade, no Cineteatro Municipal, pelas 17h00.

Em Penalva do Castelo, acontece às 9h00 o hastear da bandeira frente aos Paços do Concelho, acompanhada de uma arruada da Banda Musical e Recreativa de Penalva do Castelo. Às 14h30, há Assembleia Municipal Jovem com o debate “Portugal e a Revolução de Abril”.

No concelho de Resende, o Auditório Municipal acolhe às 21h00 do dia 24 o concerto Vozes de Abril. No dia 25 vai haver às 9h30 um desfile a pé pelos operacionais dos Bombeiros Voluntários e da banda musical “A Nova” de S. Cipriano, que atua às 10h00 no Largo da Feira. Às 11h15, será feita a comemoração solene no salão nobre da Câmara Municipal. O Auditório Municipal recebe, às 16h00, a peça "As portas que Abril abriu" da Oficina de Teatro Eç'Agora.

A celebração do Dia da Liberdade em Santa Comba Dão terá início às 10h00, no Largo do Município, com o hastear das bandeiras, seguido de uma arruada pelo centro histórico, protagonizada pela fanfarra dos Bombeiros Voluntários locais. Às 16h00, também no Largo do Município, arranca o concerto da Filarmónica de Santa Comba Dão.

Em São Pedro do Sul o programa inclui o Grande Prémio de Atletismo Joaquim Ramalho às 10h00, com concentração no Parque da Cidade, a Assembleia Municipal às 14h30 no salão nobre da Câmara e o espetáculo poético-musical "Mulheres de Abril", no Cineteatro Jaime Gralheiro, pelas 21h30.

Em São João da Pesqueira, às 10h00, haverá uma homenagem aos antigos combatentes no Jardim de São Tiago, seguida da sessão solene em frente aos Paços do Concelho com atuações das bandas filarmónicas de Nagoselo do Douro e de Riodades, meia hora depois. Também a norte, em Tarouca, depois do hastear e transporte de bandeiras, o Auditório Municipal Adácio Pestana recebe às 10h00 a sessão solene comemorativa.

Em Vila Nova de Paiva, na segunda-feira, o Auditório Municipal vai receber o concerto “Vozes da Liberdade”, às 21h30, com entrada livre. No dia 25 o hastear da bandeira é às 10h00, com a participação dos Bombeiros Voluntários, seguido da sessão solene e da Assembleia Municipal de Jovens nos Paços do Concelho, às 10h15, e da visita à exposição “Uma Revolução em Marcha” no Auditório Municipal, às 12h00.

Por fim, em Vouzela, as comemorações serão marcadas pela Assembleia Municipal da Juventude, que vai na 18.ª edição e que tem como tema este ano "Ser jovem em Vouzela". A iniciativa vai realizar-se na quarta-feira (dia 26), pelas 10h30, no Auditório Municipal 25 de Abril e contará com a participação de jovens de todos os níveis de escolaridade.

Também integrado nas comemorações do 25 de Abril, o cineteatro de Vouzela vai acolher esta segunda-feira, pelas 21h30, o recital de poesia e música "Sal de Linguagem Feita", com Carlos Clara Gomes e Adelino Soares, num concerto de entrada livre.