Geral

17 de 04 de 2024, 17:31

Diário

Riscos laborais dos enfermeiros e impacto nos doentes em debate na Escola Superior de Saúde de Viseu

Evento arrancou esta quarta-feira com workshops, mas o congresso acontece esta quinta e sexta-feira

congresso escola superior de saúde de viseu

Fotógrafo: Escola Superior de Saúde de Viseu

A Escola Superior de Saúde de Viseu (ESSV) acolhe a partir desta quarta-feira (17 de abril) e até sexta (dia 19) o sexto Congresso Internacional de Enfermagem do Trabalho (ICOHN24).

O evento quer abrir a reflexão sobre temáticas “que de forma direta ou indireta se poderão constituir como riscos laborais, repercutindo-se no estado de saúde dos trabalhadores”, refere o estabelecimento de ensino superior.

O congresso, que arrancou hoje com vários workshops, vai abordar a enfermagem do trabalho e o seu impacto na saúde dos trabalhadores e em ambientes laborais, além dos desafios colocados a nível científico e clínico. O evento também quer incentivar a partilha de boas práticas de promoção da saúde no país e no estrangeiro.

O congresso é organizado em parceria com a Escola Superior de Enfermagem do Porto, a Escola Superior de Enfermagem de Coimbra (que recebeu a iniciativa no ano passado), a Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Leiria e a Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro.

O programa – que começa às 10h00 na quinta e sexta-feira – inclui duas conferências, “A Agenda do Trabalho Digno e a Enfermagem do Trabalho” e “Inovação nos Locais de Trabalho”.

Também estão previstos cinco painéis de discussão com os temas “A Equipa na Saúde Ocupacional”, “Desafios em Saúde Ocupacional”, “Inteligência Emocional no Contexto de Trabalho: abordar o desafio com segurança”, “Segurança e saúde no trabalho: medidas para o bem-estar do trabalhador” e “Teletrabalho com dignidade”.

As mesas redondas terão a participação de figuras como Isabel Emídio, juíza presidente da Comarca de Viseu, Carlos Dias, presidente da Associação Portuguesa de Segurança, e Emília Telo, da Autoridade para as Condições do Trabalho, além de especialistas.