Geral

31 de 07 de 2023, 19:07

Diário

Escavações em Carregal do Sal estudam “Monumento da Víbora”

Trabalhos arrancaram na passada segunda-feira (24 de julho) no Circuito Pré-histórico Fiais/Azenha e centram-se no estudo do “Monumento da Víbora”. Escavações reúne investigadores e alunos do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e do departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Bournemouth Inglaterra.

escavações carregal do sal

Fotógrafo: CM Carregal do Sal

Está a decorrer em Carregal do Sal a campanha de investigação arqueológica 2023. A ação reúne investigadores e alunos do Centro de Arqueologia da Universidade de Lisboa e do departamento de Arqueologia e Antropologia da Universidade de Bournemouth Inglaterra.

Os trabalhos arrancaram na passada segunda-feira (24 de julho) no Circuito Pré-histórico Fiais/Azenha e centram-se no estudo do “Monumento da Víbora”, um dos elementos de interesse municipal.

“A campanha de 2023 inicia-se com a continuação do estudo do “Monumento da Víbora” com o CNS 35270 - Código Nacional de Sítio, integrado num conjunto de 11 elementos patrimoniais que se encontram Em Vias de Classificação como Conjunto de Interesse Municipal”, refere a autarquia.

Esta é a “terceira intervenção de caráter científico neste sítio, existindo a expetativa de se poder confirmar a função, cronologia de construção e utilização deste monumento”.

Os trabalhos desenvolvem-se com o apoio logístico do município do Carregal do Sal e estão enquadrados no projeto NeoMega3 - Antigas Sociedades Camponesas e Megalitismo na Plataforma do Mondego. O Museu Municipal Manuel Soares de Albergaria associa-se a estes trabalhos de investigação, “ao acolher nas suas instalações os possíveis materiais exumados, para uma primeira análise, tratamento e estudo”.

A autarquia deixa o convite “para que parta à descoberta do património natural concelhio percorrendo a PR1 Rota da Pinha e do Pinhão, na qual se integra este sítio arqueológico, aproveitando para visitar os trabalhos arqueológicos em curso”.