Geral

17 de 04 de 2024, 15:53

Diário

Escola primária de Lamego transformada em albergue de peregrinos

Câmara inaugurou primeiro albergue de peregrinos do Caminho Português Interior de Santiago no concelho. Alojamento em Magueijinha está localizado junto à Estrada Nacional 2

albergue peregrinos magueijinha lamego

A antiga escola primária de Magueijinha, em Lamego, foi transformada no primeiro albergue construído no concelho para acolher peregrinos do Caminho Português Interior de Santiago.

O novo alojamento, gerido pela União de Freguesias de Bigorne, Magueija e Pretarouca, foi inaugurado na terça-feira (16 de abril) e tem capacidade para receber 12 pessoas.

Localizado junto à Estrada Nacional 2, o novo albergue tem um dormitório, uma cozinha, uma zona reservada a sala de convívio e casas de banho completas, além de um logradouro onde os peregrinos podem descansar.

A criação do novo equipamento faz parte do projeto de valorização do Caminho Português Interior de Santiago, apresentado pelos oito municípios que são atravessados por aquela rota.

O presidente da Câmara de Lamego, Francisco Lopes, diz que a autarquia quer incentivar à abertura de novos albergues noutros pontos do concelho.

"Os Caminhos de Santiago dinamizam os territórios que atravessam e contribuem para a diversificação da oferta turística local ao longo do ano. Possuímos muitas riquezas que têm de continuar a ser exploradas, como a hospitalidade e a bondade das nossas gentes. Magueija tem uma dinâmica muito própria ligadas às tradições e uma paisagem idílica que deslumbra quem passa por estas terras", disse.

O Caminho Português de Santiago Interior é uma rota de peregrinação de origem medieval que atravessa Viseu, Castro Daire, Lamego, Peso da Régua, Santa Marta de Penaguião, Vila Real, Vila Pouca de Aguiar e Chaves. O trajeto atravessa a fronteira luso-galega por Verín e prossegue até Ourense e Santiago de Compostela.