Geral

26 de 01 de 2022, 09:42

Diário

Escolas de Oliveira de Frades premiadas com selo “Escola Amiga da Criança”

Centro Escolar de Oliveira de Frades e Jardim de Infância da Misericórdia foram distinguidos com o prémio da Confederação Nacional de Associações de Pais

escola amiga da criança oliveira de frades

O Centro Escolar de Oliveira de Frades e o Jardim de Infância da Misericórdia local foram distinguidos com o selo “Escola Amiga da Criança”, atribuído pela Confederação Nacional de Associações de Pais.

A distinção foi entregue na última terça-feira (25 de janeiro). O presidente da CONFAP, Jorge Ascenção, refere que este prémio traduz o trabalho desenvolvido.

O dirigente explica que os dois estabelecimentos de ensino “só tiveram que partilhar as ideias que desenvolvem, porque não exigimos que haja projetos novos”. “Se houver, tanto melhor, mas o grande objetivo é reconhecer muito do bom que se faz nas escolas e partilhar”, acrescenta.

Um dos projetos realizados em Oliveira de Frades que motivaram a atribuição do selo foi a criação de um livro branco que, segundo Jorge Ascenção, poderá ser replicado por outras escolas, “adaptando às suas realidades”.

“Queremos, de facto, mostrar à sociedade que há trabalho de qualidade no nosso sistema educativo com os professores, os alunos e os pais e que tem de ser partilhado, conhecido e replicado”, sublinhou o dirigente da CONFAP.

Já José Miguel Antunes, presidente da Associação de Pais do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, realçou a importância desta distinção agora alcançada. “Só assim vamos conseguir que as nossas crianças tenham a melhor educação”, disse.

A diretora do Agrupamento de Escolas de Oliveira de Frades, Isabel Carvalho, sustentou que este prémio permite à instituição de ensino explorar o desenvolvimento integral das crianças e não apenas a parte ligada às novas tecnologias.

“Aquilo o que vemos é que nos dão cada vez mais ferramentas tecnológicas que têm o único propósito do desenvolvimento cognitivo das nossas crianças, mas esquecemos do fundamental: o desenvolvimento da parte motora, social e emocional. Este projeto permite-nos isso e permite que a escola mantenha sempre viva essa necessidade de os nossos alunos terem desenvolvimento integral”, disse.

O prémio “Escola Amiga da Criança” já vai na quinta edição.