Geral

16 de 10 de 2023, 17:55

Diário

Escolas do distrito de Viseu assinalam o Dia da Alimentação com atividades

Nos concelhos da região, foram realizadas várias atividades que visaram assinalar a data. Dia Mundial da Alimentação quer consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação

dia mundial alimentação créditos câmara de lamego

Fotógrafo: Câmara de Lamego

Assinala-se esta segunda-feira (16 de outubro) o Dia Mundial da Alimentação e os concelhos do distrito de Viseu comemoram a data com algumas iniciativas voltadas sobretudo para os mais novos.

Por exemplo, em Lamego, foram várias as atividades realizadas nas escolas do concelho com o objetivo de fazer dos alunos “parte ativa de um contexto alimentar mais sustentável e de um mundo com menos desperdício”, sublinha a Câmara.

Ateliês de culinária, campanhas de sensibilização e exposições com alguns dos alimentos mais saudáveis foram as principais ações que pretenderam informar e alertar para o impacto das opções relativas à alimentação que influenciam a saúde e o ambiente.

A vice-presidente da Câmara, Catarina Ribeiro, deslocou-se esta manhã ao Centro Escolar N.º 1 e à Escola Secundária Latino Coelho para observar de perto o trabalho desenvolvido nesta área.

“Foi com muita satisfação que vi as nossas escolas sensibilizarem toda a comunidade escolar para uma alimentação saudável. Ao longo do ano, a autarquia desenvolve um trabalho muito sério para oferecer às crianças ementas equilibradas e saudáveis. Num contexto em que uma parte significativa da população apresenta excesso de peso, os elevados índices de obesidade infantil são uma das nossas principais preocupações”, destaca.

Em Carregal do Sal, a autarquia local aproveitou a ocasião para anunciar a continuidade do programa “Heróis da Fruta” nas escolas deste município. O projeto será levado às turmas do primeiro e terceiro anos de escolaridade do Agrupamento de Escolas, no âmbito da atividade de enriquecimento curricular “Bem Crescer”. A nutricionista municipal vai desafiar as crianças a comerem todos os dias fruta e legumes na quantidade recomendada pela Organização Mundial da Saúde.

As escolas de Carregal do Sal também vão dinamizar workshops destinados aos mais novos e que visam também “alertar para a importância de hábitos alimentares saudáveis”, sublinha o município. O presidente da Câmara, Paulo Catalino, realça que o projeto “Heróis da Fruta” é “de primordial importância e constitui mais um passo na estratégia de promoção de saúde do Município”.

Já em São Pedro do Sul, o município realça a adesão ao programa de fruta escolar nos estabelecimentos do primeiro ciclo, permitindo que as crianças possam comer fruta “ao lanche, duas vezes por semana, em contexto de sala de aula”. Desde o último ano letivo, a oferta é alargada aos jardins de infância.

E, em Nelas, a Câmara organizou o concurso “O Meu Pequeno-Almoço em Foto”, dirigido a todos os alunos dos agrupamentos de escolas do concelho (Nelas e Canas de Senhorim). O objetivo foi “sensibilizar as crianças e jovens para a importância da toma diária do pequeno-almoço, promover hábitos alimentares saudáveis, através da participação na dinamização de atividades relacionadas com a alimentação, e estimular a imaginação e a capacidade criativa dos alunos”, realçou o município.

O Dia Mundial da Alimentação é celebrado em mais de 150 países e foi criado em 1981, pretendendo consciencializar a opinião pública sobre questões relativas à nutrição e à alimentação.