Geral

14 de 12 de 2023, 11:00

Diário

Carregal do Sal: Documentação histórica sobre Aristides de Sousa Mendes entregue à autarquia

Investigador João Crisóstomo entregou documentação histórica sobre a vida do ex-cônsul à autarquia. Espólio vai ser colocado no futuro museu dedicado a Aristides, que será inaugurado em 2024

espólio aristides de sousa mendes entregue camara de carregal do sal

A Câmara de Carregal do Sal recebeu um "importante e diversificado espólio referente à vida de Aristides de Sousa Mendes" com pinturas, fotografias, cartas, documentos oficiais, recortes de jornal e um livro que irão ser expostos no futuro museu de Aristides de Sousa Mendes, que deverá abrir em 2024.

A autarquia recebeu na terça-feira (12 de dezembro) o espólio das mãos do investigador João Francisco Crisóstomo, que tem pesquisado ao longo dos anos sobre a vida do ex-cônsul natural de Cabanas de Viriato e que salvou milhares de judeus durante a Segunda Guerra Mundial.

João Crisóstomo tem estado ligado à implementação e celebração do Dia da Consciência (celebrado anualmente a 17 de junho) junto da Santa Sé, tendo sido recentemente distinguido com o prémio Tágides 2023, na categoria Iniciativa Portugal no Mundo.

O investigador deslocou-se aos Paços do Concelho de Carregal do Sal para entregar a documentação ao presidente da Câmara, Paulo Catalino. Em comunicado, a autarquia fala de um “importante e insubstituível dossiê da vida de Aristides de Sousa Mendes” que irá integrar o futuro museu que está a ser construído na Casa do Passal, a antiga residência do diplomata.

No momento da entrega do espólio sobre Aristides, Paulo Catalino referiu a “honra” de receber todo aquele legado assumindo tratar-se “de uma grande responsabilidade em ser o fiel depositário de tão importante espólio”.

O autarca agradeceu o donativo de João Crisóstomo e o empenho do investigador na preservação do nome de Aristides de Sousa Mendes. O presidente da Câmara entregou a João Crisóstomo uma dedicatória gravada pela dedicação à preservação da memória do ex-cônsul.

João Crisóstomo rumou depois a Viseu, onde foi recebido pelo bispo D. António Luciano.

O Museu Aristides de Sousa Mendes, em Cabanas de Viriato, vai ser inaugurado a 19 de julho de 2024 na Casa do Passal, cuja reabilitação custa cerca de 3,4 milhões de euros.