Geral

27 de 05 de 2022, 09:35

Diário

Moimenta da Beira: vários astrónomos internacionais na concentração de telescópios

Moimenta da Beira recebe, já este fim de semana, a maior concentração de telescópios do país que, nesta sétima edição, se internacionalizou. Evento já não acontecia há quatro anos

concentração telescopios pessoas

Fotógrafo: D.R./Câmara de Moimenta da Beira

Moimenta da Beira recebe, já este fim de semana, a maior concentração de telescópios do país. O evento já não acontecia há quatro anos e vai atingir um novo recorde de participações, aguardando-se a chegada de mais de 400 participantes.

O objetivo é o de divulgar a astronomia junto da comunidade e permitir o conhecimento e convívio entre astrónomos portugueses e estrangeiros.

Naquela que é a sétima edição, o mentor da iniciativa, Paulo Sanches, salienta que o número de inscritos nunca mais tem parado de crescer. “Começámos com esta iniciativa em 2009 e, logo no primeiro ano, conseguimos juntar 42 telescópios. Todos os anos, tem crescido”, afirma.

A concentração, que costuma realizar-se de dois em dois anos, regressa depois de uma interrupção motivada pela pandemia. Paulo Sanches recorda que, para 2020, estava previsto “bater o recorde de 2018, que já ia em 96 telescópios”.

“Mas veio a Covid, que nos fez adiar toda a concentração, e estamos cá agora em 2022 passados quatro anos”, acrescenta. Agora, diz, já estão inscritos quase 140 telescópios. “A expetativa é que, de longe, vamos ultrapassar o recorde”, garante o organizador.

O encontro vai contar com participantes vindos de todo o país, “desde o Algarve até ao Minho e Trás-os-Montes”, mas este ano a grande novidade será a chegada dos primeiros participantes internacionais.

“Vêm cá vários astrónomos de Espanha e França e ainda vamos ter pelo menos um que vem de Amesterdão, outro de Milão e outro de Zurique, e temos um convidado palestrante que vem de Munique”, diz.

O programa vai iniciar sábado à tarde na vila de Moimenta. Depois, “rumamos ao santuário de São Torcato”, onde vão decorrer palestras e observação dos astros a noite toda. No domingo, a Escola Secundária recebe workshops que vão decorrer em simultâneo.

“Vamos ter um grupo de participantes a fazer um workshop sobre fotografia do sol. Outro grupo está a fazer um sobre a colimação dos telescópios e mais um está a fazer em simultâneo a fotometria das estrelas. E, depois, temos ainda outro grupo que vai fazer uma visita ao Sistema Solar que existe em Moimenta da Beira”, diz.

A iniciativa terá ainda uma feira de trocas e vendas de material de astronomia usado e uma atividade de intercâmbio ibérico. O evento arranca às 14h00 de sábado.