Geral

15 de 02 de 2024, 18:28

Diário

Estudantes católicos fazem missão de voluntariado nas paróquias da região de Viseu

Jovens universitários têm percorrido a região de Viseu no âmbito da Missão País, que procura levar estudantes católicos ao interior

missão país nelas 2024

Jovens universitários de todo o país têm percorrido a região de Viseu no âmbito da Missão País, que procura levar estudantes católicos ao interior do país. A Diocese recebe cerca de 60 voluntários desta iniciativa em várias paróquias do seu território.

Os estudantes da Universidade Católica de Lisboa foram os primeiros a começar a sua missão junto da comunidade paroquial de Currelos, em Carregal do Sal, no final do mês de janeiro.

Mais recentemente, jovens da Faculdade de Economia da Universidade do Porto estiveram nas paróquias de Nelas, Canas de Senhorim, Vilar Seco e Santar. O mesmo aconteceu em Fornos de Algodres, com os estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra.

No passado sábado (11 de fevereiro), estudantes da Universidade de Aveiro iniciaram o seu trabalho na Paróquia de Campo de Besteiros, abrangendo também Santiago de Besteiros e Guardão (Caramulo). No próximo domingo (dia 18), o Grupo da Universidade de Direito da Faculdade de Porto começa a sua missão na Paróquia de Mangualde.

O Centro Paroquial de Nelas foi uma das várias instituições que acolheu os voluntários da Missão País, que aproveitam o período das férias para trabalhar em prol da comunidade, tendo sido distribuídos pelas várias instituições locais.

Os jovens introduziram-se nas rotinas do Centro Paroquial, mas também foram desafiados pela instituição social a criarem as suas próprias atividades e rezaram o terço diariamente na igreja local. A semana culminou com a apresentação de uma peça de teatro, intitulada “Perdidos e Achados”.

Patrícia Cunha, animadora do Centro Paroquial, destacou a importância desta semana para os utentes, que culminou “numa troca de experiências enriquecedoras entre as duas faixas etárias”. “Tivemos jovens nas vertentes de jardim-de-infância, creche, lar, centro de dia e apoio domiciliário. Nesta última valência, acompanharam as funcionárias a casa dos utentes ajudando na distribuição do almoço e levaram uma palavra de amizade às residências dos utentes”, explicou.

A animadora destacou também a receção dos utentes aos jovens, que foi “maravilhosa e excecional”. “Já no ano passado, correu muito bem e houve uma grande abertura por parte todos os utentes. Ficam sempre enternecidos quando eles partem. Receberam-nos, de braços abertos, e estão sempre dispostos a dar-lhes algum carinho, aconchegá-los, para que se sintam em casa”, realçou.

O diretor do Centro Paroquial de Nelas, o padre Delfim Cardoso, responsável pelo acolhimento destes jovens, explicou que teve conhecimento do grupo, no ano passado, através dos estudantes da Faculdade de Economia da Universidade do Porto, enaltecendo o seu trabalho em prol da comunidade, complementando-o com a religião. “Eles fazem um caminho interessante de evangelização nas várias instituições”, mas também um “trabalho de encontro porta a porta para anunciarem Cristo”, acrescenta.

Os estudantes regressam para o próximo ano, completando assim três anos de missão. A Missão País tem este ano como lema “Lança as redes e encontrarás”, abrangendo 69 missões em 57 faculdades diferentes.