Geral

17 de 04 de 2024, 14:00

Diário

Exposições e visitas guiadas marcam Dia Internacional de Monumentos e Sítios no distrito de Viseu

A data celebra-se esta quinta-feira com percursos pedestres, atividades artesanais, exposições, visitas guiadas e outras iniciativas

Necrópole da Pedra de Água

Fotógrafo: CM Oliveira de Frades

Percursos pedestres, atividades artesanais, exposições e visitas guiadas são algumas das iniciativas que decorrem em vários concelhos do distrito de Viseu para assinalar o dia Internacional de Monumentos e Sítios.

A data celebra-se esta quinta-feira (18 de abril) e este ano o tema proposto pela ICOMOS (International Council of Monuments and Sites) é "Catástrofes e Conflitos à luz da Carta de Veneza", no âmbito dos 60 anos da "Carta de Veneza". O documento, de 1964, apresenta os princípios internacionais da conservação e da preservação dos monumentos.

Os concelhos de Armamar, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Tabuaço e Vila Nova De Paiva abraçam esta iniciativa e tem um programa recheado de atividades.
Em Armamar assinala-se a data com um percurso interpretativo ao conjunto arquitetónico do edifício da antiga Adega Cooperativa de Armamar, que decorre das 10h00 às 11h30.

Em Tabuaço, das 09h00 até às 17h30, acontece uma exposição de fotografia, “Mosteiro de São Pedro das Águias-A recuperação”, que estará patente no jardim Macedo Pinto. Pelas 14h30 acontece uma visita ao mosteiro de São Pedro das Águias. O programa termina, pelas 15h30, com uma ação de sensibilização sobre a preservação do património.

Vila Nova De Paiva comemora a efeméride com diversas atividades, como uma demonstração de trabalhos artesanais, que pretende sensibilizar as gerações futuras para este tema. Pelas 10h00, Sílvia Vicente vai ensinar como se faz rendas e pelas, 15h00, acontece uma aula de cerâmica, lecionada por Ana Reis.

Em Oliveira de Frades, a Praça Luís Bandeira recebe a exposição fotográfica “Catástrofes: Os Fogos Florestais - Oportunidades e ameaças ao Património Arqueológico”, que pode ser visitada de 18 de abril a 18 de maio. Dia 21, prosseguem-se as comemorações com uma visita guiada “À Necrópole da Pedra de Água".

No concelho de Penalva do Castelo a data assinala-se com a divulgação de um vídeo, “Viagem pela intervenção do Mosteiro do Santo Sepulcro”, nas plataformas digitais da autarquia. No dia 21, será dinamizado a 2ª edição do percurso temático “Passeio pelo património e encantos da Serra da Paramuna”, em Esmolfe.

Já em Resende há conversas sobre o património local, no centro histórico de São Martinho de Mouros. Esta atividade decorre no dia 20, pelas 15h00.