Geral

22 de 05 de 2023, 10:07

Diário

'Faça chuva, faça sol' esta semana na região de Viseu

Temperaturas vão estar praticamente estáveis, com poucas oscilações, apontam os meteorologistas. Risco de incêndio vai diminuir nos próximos dias na região, mas vai agravar-se na sexta-feira

Tempo, nuvens, sol, chuva

É caso para dizer ‘faça chuva, faça sol’. As previsões do tempo na região de Viseu para esta semana apontam para que haja tanto céu limpo como precipitação nos próximos dias. As temperaturas não vão sofrer grandes oscilações, apontam os meteorologistas.

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, Viseu conta esta segunda-feira (22 de maio) com céu nublado. A chuva só regressa mais para o meio da tarde, mas o tempo já melhora no final do dia. Os termómetros vão variar entre os 11 e os 23 graus.

No distrito os concelhos de Armamar, Mortágua e Tabuaço estão hoje com 27 graus de máxima. Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Tondela e Vouzela chegam aos 26º.

Cinfães, Lamego, Mangualde, Moimenta da Beira, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Resende, São João da Pesqueira e Tarouca estão com 25 graus. O mercúrio em Carregal do Sal, Castro Daire, Nelas e Sátão bate os 24º. Penedono, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva contam com 23º.

Na terça-feira (dia 23) vai haver sol durante o dia e chuva à noite em Viseu, que regista uma subida das temperaturas para os 24 graus de máxima e os 13º de mínima. Já na quarta-feira (dia 24) a máxima desce novamente para os 23º e a mínima volta a subir para os 14º, com a chuva a cair só à tarde.

Na quinta (dia 25) e sexta-feira (dia 26) Viseu volta a ter 24 graus de máxima, com o sol a brilhar acompanhado de períodos de alguns aguaceiros. No fim de semana estão previstos chuviscos na região com temperaturas a rondar os 23º no sábado (dia 27) e os 21º no domingo (dia 28).

Risco de incêndio diminui no distrito
Quanto ao risco de incêndio na região, o IPMA prevê melhorias nos próximos dias e que serão seguidas de um novo agravamento na sexta-feira. Esta segunda-feira os concelhos de São João da Pesqueira, Tabuaço, Nelas e Carregal do São apresentam risco muito elevado.

Lamego, Armamar, Penedono, Sernancelhe, Aguiar da Beira, Sátão, Penalva do Castelo, Mangualde e Santa Comba Dão têm risco elevado. Os restantes concelhos apresentam risco moderado exceto Mortágua, que está mesmo em risco reduzido.